Categorias: Política

Camilo divulga nota lamentando uso da Abin  para espionar autoridades

Camilo Santana é o ministro da Educação. Foto: Divulgação

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), divulgou nota lamentando o suposto uso político da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar autoridades.

Confira:

“Lamento os fatos relatados hoje pela imprensa, que apontam que a Agência Brasileira de Inteligência, um órgão tão importante, tenha sido utilizado ilegalmente no Governo anterior para perseguição de pessoas públicas”, disse.

“Confio no trabalho da Polícia Federal para apurar responsabilidades, de forma a garantir a preservação do papel da Abin no fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil”, seguiu o cearense.

O Caso

A Polícia Federal realizou operação nessa quinta-feira para investigar se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria sido usada para espionagem ilegal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e do ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

A investigação em relação ao nome de Camilo aponta que, em 2021, policiais militares do Ceará flagraram agentes da Abin controlando drones em cima da residência oficial da Governadoria do Ceará, ao lado do Palácio da Abolição, no bairro Meireles. Na época, importante destacar, a agência de inteligência instaurou um processo contra servidores suspeitos de envolvimento, mas o caso acabou arquivado.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais