A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai abordar a Ecologia como tema da Campanha da Fraternidade de 2025. “Fraternidade e Ecologia Integral” foi a escolha e o lema é “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A música e a letra da CF 2025 já foi foram definidas a partir de um concurso nacional, lançado em abril deste ano. Todos os inscritos participaram de uma formação on-line promovida pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB em três etapas. A primeira etapa foi sobre o sentido da Campanha da Fraternidade em geral e especificamente sobre a próxima Campanha de 2025, com o padre Jean Poul, assessor do Setor de Campanhas da CNBB.
A segunda etapa foi sobre composição de letra, com Eurivaldo Ferreira, e a terceira etapa sobre composição de música, com Adenor Terra e frei Wanderson de Freitas, ambos pertencentes à Equipe de Reflexão de Música da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.
A letra escolhida é de composição de Ismael Oliveira do Nascimento, natural de Iguatu (Centro-Sul), pertencente à Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Ismael relata que recebeu com muito entusiasmo e alegria a notícia de que sua letra foi escolhida para animar o hino da Campanha da Fraternidade de 2025. “Podemos dizer que o pano de fundo em toda a letra proposta é o magistério do Papa Francisco, que tem insistido bastante nesse diálogo com as mudanças climáticas”, disse.
Já o autor da música é o Miguel Philippi, regente de corais na Arquidiocese de Florianópolis (SC). “É sempre um desafio compor uma nova melodia, mas que buscou atender os critérios que foram estabelecidos pela CNBB: uma música que fosse acessível para todos, bela, envolvente, e ao mesmo tempo que fosse original, buscando dar sentido à letra, com uma estrutura que valorize essa mensagem”, destacou Philippi.
(Também com CNBB)