A mulher ainda tem sido coadjuvante quando o assunto é ganhar destaque na política, na maioria das situações. O Brasil, por exemplo, só teve uma presidente, no caso Dilma Rousseff, em toda a sua a história.
Nas prefeituras de todo o país, a maioria dos chefes políticos continua sendo do sexo masculino. Em Fortaleza, nas eleições deste ano, todas as chapas são lideradas por homens, com mulheres como vice.
No município de Aracati (Litoral Leste), chamou atenção a chapa do Podemos, formada por duas mulheres: Roberta e Ana Mello nas candidaturas a prefeita e vice-prefeita nas eleições deste ano, com o apoio do atual prefeito, Bismarck Maia.
Elas, inclusive, irão competir aos cargos contra dois homens: Caetano Neto e Dr. Falcão, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro no município.
Além de Aracati, outros municípios também terão chapas 100% femininas. É o caso de Beberibe, onde a atual prefeita, Michele Queiroz, tenta reeleição ao lado da ex-secretária de saúde, Yonara Batista.
Em Tauá, também tentam reeleição a prefeita e vice Patrícia Aguiar e Fátima Veloso. Em Senador Pompeu, o atual prefeito lançou a vereadora Márcia Zomin, ao lado de Ironeide do PDT. Já em Pentecoste, o PT lançou a dupla Ilanna Cirilo e Valdelice Braga.