Uma caravana de juristas, desembargadores e advogados cearenses está sendo organizada para prestigiar, no próximo dia 22, em Brasília, a sessão solene de posse do desembargador Teodoro Silva Santos como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Teodoro Silva Santos já teve seu nome aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na quarta-feira, 25 de outubro.
O cearense foi sabatinado pelos integrantes da CCJ e, após sua aprovação, apreciado em Plenário da Casa. Ele recebeu 27 votos a fator e nenhum contra.
Natural de Juazeiro do Norte (CE), Teodoro Silva Santos ingressou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça (integrante do Conselho Superior do Ministério Público). Fundou a Comissão de Segurança Permanente do Judiciário (primeiro presidente), pelo período de sete anos, concluindo os trabalhos em janeiro de 2019. Foi corregedor-geral no biênio 2019-2021, vice-presidente do Colégio Nacional de Corregedores-Gerais do Brasil (2019-2021) e coordenador da Comissão Permanente de Articulação Federativa e Parlamentar na Região do Nordeste no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, é presidente da 1ª Câmara de Direito Público do TJCE.
Pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, atuou em diversas comarcas, com 12 promotorias no total. Foi promotor das comarcas de Solonópole (1993), Aurora (1994) e Crato (1994). Na sequência, assumiu vaga na Promotoria das Execuções Criminais e Cível (1995). Em 1988, passou a integrar na 5ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crime contra a Ordem Tributária, seguindo, em 2022, para a 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Fortaleza e, em 2003, para a 1ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária de Fortaleza.