Categorias: Artigo

“CARF paritário e o desejo arrecadatório”

Sérgio Melo é economista, tributarista, escritor e ex-presidente do IBEF-CE. Foto: Divulgação

Com o título “CARF paritário e o desejo arrecadatório”, eis artigo de SérgioMelo, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), no Ceará, e consultor de empresas.

Confira:

A ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que é necessário haver um número paritário de representantes de contribuintes e da Fazenda Nacional nas sessões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), órgão responsável para julgar processos tributários federais, em última instância administrativa.

Uma turma completa no CARF tem oito conselheiros, sendo quatro representantes dos contribuintes e quatro representantes da Fazenda Nacional.

Tal decisão é muito importante para reduzir o risco, que já é imenso, de se usar o CARF como instrumento de arrecadação como pretende o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo o ministro, o governo federal quer arrecadar, utilizando o CARF, o montante de R$ 54,7 bilhões em 2024.

Recentemente, o governo federal conseguiu emplacar, no Congresso Nacional, uma lei que determina vitória do governo perante o CARF, quando houver empate nos julgamentos daquele órgão.

É triste, mas é verdade.

*Sérgio Melo,

Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), no Ceará, e consultor de empresas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

Esse website utiliza cookies.

Leia mais