Em vídeo veiculado no Instagram doPDT nacional, o ministro da Previdência Social, Carflos Lupi – licenciado do comandodasigla, repudiou o apoio que pedetistas estão dando à candidatura de André Fernandes, do PL, à Prefeitura de Fortaleza.
Lupi disse que a direção nacional havia optado pela “neutralidade”, mas, diante da postura de nomes de peso do partido, não poderia deixar de se posicionar. André Figueiredo, respondendo pelo comando nacional, soltou nota defendendo a neutralidade. Mas, diante de apoios de pedetistas ao PL, decidiu fechar com Evanro Leitão, postulante do PTa prefeito.
“O PDT é o partido dos excluídos, oprimidos e mais necessitados. Surgimos e nos mantemos nos princípios daqueles que se opuseram à ditadura militar e seus desdobramentos. Apoiar candidatos dessa direita raivosa é ferir nossos princípios democráticos”, afirmou Lupi, lembrando que, com Brizola, fundou o partido.
Prossegue Lupi: “O PDT jamais pode estar ao lado do filhotes da ditadura1”
Em Fortaleza, o candidato André Fernandes já conta no palanque com o pedetista Roberto Cláudio,ex-prefeito de Fortaleza por duas vezes, e com aval, nos bastidores, do ex-ministro Ciro Gomes, ebm como outros pedetistas eleitos e reeleitos para a Câmara Municipal.