Carnaval 2026 – Cagece bota na rua bloco da prevenção no consumo de água

Cagece tem App atento nesta folia. Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará está recomendando alguns cuidados para evitar obstruções e extravasamentos de esgoto nas vias, bem como o desperdício de água durante este período de Carnaval.

Confira as dicas para evitar desperdícios:

*Água

Algumas práticas podem resultar em economia para o cidadão e preservação dos recursos hídricos. Por isso, antes de cair na folia, é importante seguir algumas dicas. Para quem vai viajar, a orientação é fechar o registro geral de água do imóvel, conferir o funcionamento da boia da caixa d’água, checar instalações internas para evitar vazamentos aparentes ou ocultos e testar todas as torneiras do imóvel. É bom lembra que o gotejamento de uma torneira pode desperdiçar até 46 litros de água por dia.

Em relação ao uso da água, as brincadeiras ou limpezas com mangueira são desaconselhadas. O ideal é utilizar uma flanela para limpar o carro e usar apenas vassoura na limpeza da calçada. Durante o banho, a dica é fechar o chuveiro na hora de ensaboar o corpo ou o cabelo. O mesmo vale para lavagem de louças e escovação de dentes.

*Esgoto

A Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização dos serviços de esgotamento sanitário, ressalta que o descarte correto dos resíduos sólidos evita obstruções e extravasamentos na rede de esgoto. Isso porque, a destinação indevida em ralos, pias e sanitários de itens como latinhas, preservativos, papel higiênico, restos de alimentos, gorduras e garrafas plásticas, é um dos maiores desafios da manutenção e do bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

Outra dica importante é que a população destine corretamente a água da chuva das calhas das residências para o sistema de drenagem da rua. Quando isso não acontece, durante chuvas intensas, o sistema de esgotamento sanitário é sobrecarregado, gerando extravasamentos.

Para assegurar o bom funcionamento da operação de esgotamento sanitário, a Ambiental Ceará conta com o monitoramento em tempo real, 24h por dia, através dos Centros de Operação Integrada (COI). Instaladas em Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte, as unidades de controle realizam o acompanhamento de mais 400 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). A empresa também monitora Poços de Visita (PVs) de áreas de grandes fluxos de esgoto, popularmente conhecidos como tampas de esgoto, por meio de sensores de volume. Quando a capacidade está acima do limite, o sistema emite um alerta e as equipes entram em ação, evitando extravasamentos.

SERVIÇO

*Central de Atendimento da Cagece – (0800 275 0195)

*Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia – (www.cagece.com.br).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias