Categorias: Carnaval

Carnaval 2026 – Renascer celebra 40 anos com fé e solidariedade

Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza, entre pregadores. Foto: Divulgação

O Renascer, tradicional retiro promovido pela Comunidade Shalom, chega aos 40 anos como um dos maiores e mais tradicionais eventos realizados em Fortaleza durante o período momino. O encontro gratuito acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate. A expectativa é reunir cerca de 18 mil pessoas em três dias marcados pela fé, espiritualidade, alegria e solidariedade.

“O Renascer de 2026 é uma edição celebrativa, histórica, porque nós estamos há 40 anos promovendo um evento de transformação de vida através da experiência com Deus. E o que será que atrai tantas pessoas, milhares, todos os anos para o Renascer? É de fato uma experiência com Deus. O Renascer é um seminário de vida no Espírito Santo, um itinerário de pregações, momentos de oração, na qual você não sai do encontro do mesmo jeito que entra. Quem chega no domingo não sai do mesmo jeito na terça-feira, porque o renascer é transformador para crianças, jovens, famílias”, destaca Sylvia Ruth, missionária do Shalom.

Alternativa à folia

Realizado também em mais de 50 cidades do Brasil, o Renascer possui alcance nacional e internacional, contando com transmissão online, o que possibilita a participação de pessoas de diversas regiões do país e do mundo. Em Fortaleza, o evento se consolida como uma alternativa para quem busca um Carnaval marcado pela paz, pela fraternidade e pela renovação espiritual.

O Renascer promove ainda a arrecadação de alimentos não perecíveis, com entrada gratuita e um pedido de doação de 1 kg de alimento. Também realiza uma campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) desde 2003. A iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento dos estoques de sangue do estado, reforçando a importância do gesto solidário também durante o período carnavalesco, onde há uma baixa nos estoques.

Em 2025, o evento arrecadou cerca de 929,5 quilos de alimentos. Na coleta de sangue junto com o Hemoce, foram 289 bolsas durante os três dias de Renascer.

Programação

A programação do Renascer 2026 contará com momentos de louvor, adoração, palestras e animação, proporcionando uma experiência profunda e transformadora aos participantes. O evento é voltado para todas as idades e dispõe de um espaço dedicado ao público infantil, com atividades culturais e recreativas adequadas às crianças, garantindo a participação de toda a família. Neste ano, ao longo dos três dias, haverá uma premiação a pessoas que marcaram a história do Renascer.

“Nós também temos uma estrutura completa com capela, confissão, oração e aconselhamento. À tarde, ofertamos cursos para quem deseja aprofundar a sua fé católica. Temos missa de encerramento todos os dias. No domingo, nós teremos a presença do Padre Antônio Furtado celebrando a missa por cura e libertação. Na terça-feira, a presença do queridíssimo Dom Gregório Paixão, nosso Arcebispo de Fortaleza”, destaca Sylvia.

Moysés Azevedo, fundador do Shalom, entre os pregadores. Foto: Divulgação

Na programação, os pregadores confirmados são: Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade, além dos missionários Paulo Henrique, Pe. Adler Trindade, Roger Valim, Pe. Vitor Aragão e Gabriella Dias; as presenças: Pe Antonio Furtado e Dom Gregório Paixão.

Já sobre os cursos disponíveis no evento, serão de Jovens, Espiritualidade e Famílias.

DETALHE – O Renascer sugere a doação de 1kg de alimento para as Obras de Promoção Humana da Comunidade Shalom.

SERVIÇO

*Renascer 2026 – Com entrada gratuita
.
*Ginásio Paulo Sarasate – Rua Ildefonso Albano, 2050 – Dionísio Torres, Fortaleza

*Horário: a partir das 8h30

*Mais informações aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais