Categorias: Fortaleza

Casa de José de Alencar recebe o II Natal das Flores

Orquídea, uma beleza de decoração. Foto: Arquivo

A Casa de José de Alencar será sede, de sexta-feira a domingo próximos, do II Natal das Flores. A promoção é da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).

O evento é aberto ao público e gratuito e contará com uma mostra e feirinha de orquídeas e de diversos outros tipos de plantas ornamentais (rosas-do-deserto, bromélias, cactos, suculentas e samambaias), além de oficinas de cultivo e de fotografia, jogos infantis com a turma da Rede Cuca e minipalestra sobre o papel das abelhas no equilíbrio ambiental.

No II Natal das Flores, a ACEO também promove uma ação solidária buscando a colaboração dos visitantes na arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados à ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC Fortaleza), instituição sem fins lucrativos que trabalha com pessoas e animais em situação de rua.

Confira a programação 

Dia 8/12/23, sexta-feira:
8h às 14h – Recebimento de plantas
15h – Abertura da mostra
8h às 17h – Vendas

Dia 9/12/23, sábado:
8h às 17h – Mostra e venda de orquídeas e outras plantas ornamentais
9h às 11h – Apresentação da Rede Cuca Ambiental, jogos ambientais infantis e oficina de produção de mudas ornamentais
9h30 – Oficina de cultivo de orquídeas, com Francisco Garcia (Orquidário Garcia)
14h – Oficina de cultivo de bromélias, com Izael Lira (Natal/RN)
15h – Oficina “Como fotografar suas flores”, com Fernanda Sobreira

Dia 10/12/23, domingo:
8h às 17h – Mostra e venda de orquídeas e outras plantas ornamentais
9h às 12h – Apresentação do Meliponário Parque Escola, com Joaquim Saldanha falando sobre “A importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente”
9h30 – Oficina de cultivo de orquídeas, com Elza Ferreira, da ACEO
14h – Oficina de cultivo de orquídeas, com Michelle Canário, técnica agrícola com especialização em Orquídeas e presidente da ACEO
16h30 – Encerramento

O professor e diretor da ACEO, Ítalo Gurgel, afirma que a questão ambiental tem sido um tema bem presente das associações orquidófilas brasileiras, pelo fato de que os ecossistemas mais ricos em orquídeas estão sendo devastados em nosso País.

“No Ceará, é preocupante a derrubada da vegetação nativa na Serra de Uruburetama, um dos berços da Cattleya labiata em nosso Estado. No vizinho Rio Grande do Norte, a ocupação do litoral avança desordenadamente, fazendo desaparecer o habitat da Cattleya granulosa. Assim, duas das mais belas orquídeas brasileiras estão desaparecendo do seu ambiente natural. Hoje, a sobrevivência delas é garantida, justamente, pelos orquidófilos, que as cultivam de forma adequada e as reproduzem em grandes quantidades”, comenta Ítalo Gurgel.

SERVIÇO

*Mais sobre a ACEO aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais