Após três anos consecutivos como modelo e representante do Ceará nos rigorosos critérios de qualidade ambiental, segurança, gestão e educação ambiental da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, Caucaia perdeu este ano a candidatura do Programa Bandeira Azul.
No Brasil, 60 candidaturas foram recomendadas, sendo 50 praias e 10 marinas. O anúncio dos destinos premiados e a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul acontecem em outubro.
A Praia do Cumbuco, durante os três últimos anos, atendeu a todos os 34 rigorosos critérios estabelecidos pelo Júri Nacional.
Esse júri é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agencia Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).
Neste ano, o Nordeste concorre com cinco praias, uma em Alagoas e quatro na Bahia, além de uma marina baiana.
Onda passada
“Temos feito um trabalho inédito em todo o nosso litoral, de promoção da preservação ambiental e também da fauna animal, que passa pela conscientização de moradores e turistas, limpeza e mais infraestrutura. Esse resultado comprova que estamos no caminho certo e o que gera ainda mais emprego e renda para os caucaienses”, comemorou, na época, o então prefeito Vitor Valim.