A presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), Ritinha Bacana, aguarda o parecer final da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, sobre o piso salarial das secretárias escolares, e 2531/2021, que trata do piso dos técnicos administrativos da educação, que deverá ser apresentado na segunda-feira (8) pelo relator Danilo Forte (UB-CE).
Em novembro, a sindicalista participou de audiência pública na CCJ da Câmara Federal, quando cobrou a urgência da valorização dos profissionais que sustentam o funcionamento das escolas.
Durante o evento, Ritinha Bacana apontou temas como financiamento via Fundeb, responsabilidade dos gestores públicos na regulamentação dos pisos, lacunas históricas de reconhecimento e a necessidade de o Congresso legislar sobre uma categoria essencial, “mas invisibilizada pelos governos”.
A presidente da Asseec também destacou a realidade cotidiana dos trabalhadores e a importância de assegurar isonomia salarial e dignidade profissional.