Categorias: Economia

Ceará abriu mais de 104 mil empresas em 2023; Caucaia aparece em segundo

Carolina Monteiro presidiu a Junta Comercial do Ceará. Foto: Balada IN

O Ceará apresentou 104.640 empresas registradas durante o ano passado, sendo 78% delas abertas por Microempreendedores Individuais (MEI). Ou seja, 82.258 MEIs abertos, de acordo com o levantamento divulgado pela Junta Comercial do Ceará (Jucec).

O saldo de aberturas obtido por meio da diferença entre novos registros e encerramentos foi de 38.298 empresas.

Os municípios que mais se destacaram no último ano com o quantitativo de formalização de empresas foram:

Fortaleza, com 52.749 registros,

Caucaia, com 3.923,

Juazeiro do Norte, com 3.686,

Maracanaú, com 3.160,

Eusébio, com 1.720.

DETALHE – Caucaia e Eusébio, ambos entre os destaques de registros de empresas, foram parte do grupo de municípios que aderiram ao Programa Empresa Mais Simples em 2023, que possibilita a abertura de empresas em até 5 minutos de forma automática e gratuita. O Programa incentiva o desenvolvimento econômico e torna a formalização mais acessível.

DETALHE 2 – Apenas em Fortaleza foram concentradas 50% das aberturas de empresas do Estado.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais