Ceará aponta redução de 16.6% em homicídios neste primeiro semestre, mas há crescimento de 7% em maio/junho

Ceará tem investido na formação de novos policiais. Foto; SSPDS

O Governo do Ceará divulgou no início da noite desta segunda-feira (14) uma redução no primeiro semestre deste ano de 16.6% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), os homicídios, com relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), foram 1.429 homicídios este ano, contra 1.714 em 2024.

No entanto, o Estado deve ficar atento ao crescimento de 7% no número de homicídios em maio e junho deste ano, com relação ao primeiro quadrimestre, segundo dados divulgados pelo governador Elmano, dia 14 de maio último.

Segundo os números apresentados pelo governador, o Ceará apresentou 931 homicídios em janeiro, fevereiro, março e abril, uma média de 232,75 Crimes Violentos Letais e Intencionais ao mês. Já em maio e junho, foram 498 homicídios, uma média de 249 Crimes Violentos Letais e Intencionais em cada mês, o que representa um crescimento de 7% na média em relação ao primeiro quadrimestre.

No próprio primeiro semestre de 2025, a média mensal é de 238,16 homicídios, um crescimento de 2.3% em comparação à média do primeiro quadrimestre.

Quarto mais violento

Em 2024, o Ceará foi o quatro estado mais violento no país, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Em números absolutos, os estados onde mais foram registrados assassinatos em 2024 são Bahia (4.480); Rio de Janeiro (3.504); Pernambuco (3.381); Ceará (3.272); Minas Gerais (3.042); São Paulo (2.937), Pará (2.570) e Maranhão (2.053).

Sistema de Metas (Misp)

Entre os investimentos recentes realizados pelo Governo do Ceará, destacam-se a reestruturação das Forças de Segurança e a implantação do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). O sistema considera o cumprimento de indicadores estratégicos — estabelecidos pela Supesp — como critério para a bonificação financeira e progressão funcional dos servidores das Forças de Segurança. No primeiro quadrimestre de 2025, cerca de 25.132 servidores foram beneficiados com o pagamento de bônus pelo alcance das metas, totalizando um investimento de R$ 45.4 milhões.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais