Ceará apresenta em 12 meses redução em mortes violentas, aponta SSPDS

Batalhão Raio, Polícia do Ceará. Foto: Divulgação

O Ceará apresentou em 2025 uma redução de 7,7% nos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), no comparativo com o ano de 2024. Os dados se encontram na Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

Segundo o levantamento, foram 251 mortes violentas a menos, sendo 3.021 registros em 2025 e 3.272 em 2024.

Em Fortaleza, a redução foi de 11% nos índices de mortes violentas, sendo 742 ocorrências em 2025 e 834 em 2024.

Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará desenvolveram ações de combate à criminalidade no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa, que é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), é uma das razões para a melhoria de indicadores criminais em 2025. O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio de decreto assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá.

O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e à violência contra mulheres e outros grupos vulneráveis. Por meio do programa, entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 1.935 capturas de pessoas com mandado de prisão em aberto.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias