Categorias: Ceará

Ceará atinge 50% da capacidade total de suas reservas hídricas

Açudes estão sangrando no Estado em razão das boas chuvas. Foto: Cogerh

Oestado dok Ceará artingiu 50% de sua capacidade total em se tratando de reservas hídricas acumuladas. Foi nessa quinta-feira, segundo divulgou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O feito ocorre a um mês e meio antes do encerramento da quadra chuvosa deste ano.

Com um volume de mais de 9 bilhões de metros cúbicos no reservatórios, os números superaram o volume acumulado do ano de 2023 nesta mesma data. Atualmente 55 açudes gerenciados pela Cogerh estão vertendo, e 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.

As últimas sangrias registradas nessa quinta-feira foram as dos açudes Pesqueiro e Malcozinhado, na Região Metropolitana de Fortaleza, além do açude Do Coronel, em Antonina do Norte.

Sertões de Crateús

Na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, contudo, o cenário é diferente. A região possui menos de 23% de capacidade hídrica acumulada. Além disso, outros 29 reservatórios do Ceará contam com volumes abaixo de 30% de sua capacidade, evidenciando as características do clima semiárido cearense, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço.

“As notícias são animadoras, mas é imperativo que continuemos utilizando nossos recursos hídricos de forma consciente, evitando desperdícios e adotando práticas sustentáveis para garantir um futuro mais seguro para todos os cearenses”, aconselha o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais