A delegação cearense encerrou sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros Praia 2025, realizado em João Pessoa (PB), na última semana, com um saldo histórico. Ao todo, foram 20 medalhas conquistadas, sendo seis de ouro, sete de prata e sete de bronze.
Os resultados refletem a força do esporte universitário cearense em diferentes modalidades, com destaques para o Surf, o Skate, o Futmesa e o Beach Soccer.
– No Surf, Ster Oliveira (UniATENEU) conquistou o ouro no feminino, enquanto Raoni Rocha levou a prata no masculino.
– No Skate, o Ceará subiu ao topo com três ouros: dois de Ceres Oliveira (Street e Mini Ramp feminino) e um de Juliano Prado (Street masculino), além do bronze de Lúcio Flávio (Street masculino, IFCE).
– O Futmesa foi dominado pela UniATENEU: ouro no masculino e no misto, pratas no feminino e no misto.
– No Beach Soccer, a UniATENEU ficou com as duas pratas, no masculino e no feminino.
– Outras conquistas vieram no Cross Training, no Beach Tennis, no Vôlei de Praia, no Basquete 3×3 e no Beach Wrestling, com múltiplos pódios.
No total, atletas das instituições de ensino universitário UniATENEU, Unifor, UFC e IFCE levaram o Ceará ao pódio em João Pessoa.
Na avaliação do presidente Federação Universitária Cearense de Esportes (Fuce), Edson Bolivar, os resultados da delegação cearense reforçam o compromisso da entidade em incentivar o esporte universitário, garantindo representatividade e resultados expressivos em competições nacionais, contando com o apoio fundamental do Progesp (Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense) e da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte).
“Tivemos bons resultados, alguns inesperados. Todos os quatro centros universitários do Ceará que vieram, estão levando medalha, estão levando troféu. E isso é muito importante para a nossa caminhada no esporte universitário. Agora, vamos nos organizar para, daqui a um mês, estarmos no Jubs Natal”, destacou Bolivar.
DETALHE – Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são eventos multiesportivos organizados para atletas universitários do Brasil pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).