Ceará é destaque no Prêmio Finep de Inovação 2025

Equipe cearense com a titular da Secitece, Sandra Monteiro. Foto: Divulgação

O projeto do “Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral” foi finalista da etapa Nordeste do Prêmio Finep de Inovação 2025. A divulgação dos vencedores ocorreunesta semana, no Recife (PE), reunindo 24 finalistas que representaram a força inovadora da região.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Seitece) participou do evento com uma comitiva formada pela secretária titular da pasta, Sandra Monteiro, pela coordenadora de Ciência e Tecnologia, Cíntia Eufrásio, e pela coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Sarah Monteiro. A diretora da Cadeia Criativa, Joyce Albuquerque, também esteve presente na premiação.

Ambiente de Inovação

O projeto da Cadeia Criativa, realizado pela Secitece com a parceria da Finep, foi finalista na categoria Ambiente de Inovação. O local, inaugurado em dezembro de 2024, está ajudando a fortalecer o ecossistema de inovação do interior cearense, oferecendo infraestrutura voltada à economia criativa e tecnologia, ampliando oportunidades para talentos e negócios. A iniciativa também tem a parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico do Município de Sobral (STDE).

De acordo com a Finep, de 2023 a outubro de 2025, foram contratados quase R$ 3 bilhões em 750 projetos a serem executados no Nordeste. Esse valor representa quase quatro vezes o contratado entre 2019 e 2022, o que demonstra a força criativa da Região.

Outro projeto apoiado pela Secitece também esteve entre os finalistas da Etapa Nordeste.

A startup Infomarket, beneficiada pelo Hub Corredores Digitais na edição de 2024, concorreu na categoria “Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade”. A empresa, representada pela CEO, Katrine Rodrigues, desenvolveu um produto que otimiza operações de mercados com Inteligência Artificial, permitindo a redução de até 80% do tempo de criação de encartes e o monitoramento em tempo real de milhares de ofertas e concorrentes, possibilitando ajustes imediatos e estratégicos.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) participou da premiação com três projetos: desenvolvimento de novos ingredientes e processos para alimentos com proteínas e gorduras alternativas; avaliação pré-clínica de nanossistemas farmacêuticos para tratamento da leishmaniose; e Tecnologia de Inteligência Artificial para análise de imagens em casos de câncer de mama, por meio da startup OP Image Solutions, spin-off com DNA acadêmico.

O Setor empresarial cearense também foi representado com o projeto finalista de um macarrão instantâneo não frito, com menos sódio e gordura, mantendo praticidade e sabor.

DETALHE – Os premiados nas diferentes categorias irão disputar a etapa nacional com os vencedores das outras regiões brasileiras

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais