Costumo ler o Campeonato Brasileiro das séries A e B de uma forma bem particular, mas que tem me permitido ao longo do tempo traçar cenários e vislumbrar possíveis erros ou acertos de estratégia. Para que isso seja possível, digo desde já, que considero a fórmula de pontos corridos a ideal para se saber de fato o que cabe a cada time no final.
Feito esse preâmbulo, gosto de dividir esses campeonatos em três momentos. O primeiro deles é o turno inicial, com 19 jogos para cada agremiação. Entendo que esse é o período de se criar gordura em termos de pontos. Não só porque seja cedo para estabelecer prioridades, assim como alguns times estão em outras disputas paralelas.
O segundo momento vai para mim até os 10 primeiros jogos da segunda fase. É ai, com a gordura adquirida no início e as condições impostas pela tabela, que os times decidem realmente aonde vão querer chegar ao final da competição.
Adquirida a gordura e estabelecida a prioridade com as condições postas, o terceiro momento se dá, para mim, com as nove partidas finais. Entendo, sem nenhuma lógica, reconheço, que essas partidas trazem uma motivação a mais, seja na luta contra o rebaixamento ou em busca dos objetivos da parte de cima da tabela.
É nesse sentido, que apesar dos tropeços e estatísticas dos analistas, as coisas para o Ceará continuam em aberto. Há apenas dois pontos do G 4 e embalado, tudo pode acontecer, principalmente por um fator fundamental no futebol, que é o imponderável, este talvez, o elemento mais importante em uma reta de chegada como a que se está desenhando.
Fortaleza Basquete Cearense/CFO estreia contra Caxias do Sul (RS) pelo NBB Caixa
Fortaleza Basquete Cearense/CFO estreia contra Caxias do Sul (RS) pelo NBB Caixa
O Fortaleza Basquete Cearense inicia a temporada do NBB Caixa 2024/2025 na próxima terça-feira (15/10) contra o Caxias do Sul, no ginásio do CFO, às 19h30.
O check-in para o confronto já está disponível. Sócios e sócias podem garantir seu acesso gratuito no link https://sociofortaleza.com.br. Os demais interessados podem adquirir pelo site da Bilheteria Virtual e presencialmente na Carcalaion Store (Shopping Del Paseo, piso L3).
Marca absurda na Maratona de Chicago
Quem corre sabe do que eu estou falando. A queniana Ruth Chepngetich, que fez neste domingo na Maratona de Chicago o tempo de 2h09min57s, não só bateu o recorde mundial feminino da maratona, como escandalizou o mundo desse esporte.
Ela também foi a primeira mulher a quebrar a barreira das 2h10min em uma maratona feminina, desbancando a marca anterior, que pertencia à etíope Tigst Assefa. Com o tempo incrível de 2h09min57s, Chepngetich foi quase dois minutos mais rápida do que as 2h11min53s de Assefa.
Brasil não se sai bem no Grand Slam de Judô em Abu Dhabi
O judô brasileiro fechou sua participação no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com apenas duas medalhas de bronze. Neste domingo, terceiro e último dia de competição, Giovani Ferreira, o “Pezão”, venceu Nurbek Murtozoev, do Uzbequistão, na disputa por um dos bronzes do peso médio masculino (90kg) e assegurou a segunda medalha brasileira no evento. Na sexta, Shirlen Nascimento (57kg) também foi medalhista de bronze.
Sexo por IA afasta árbitra de futebol na Turquia
A árbitra Elif Karaarslan, de 24 anos, e o inspetor de arbitragem Orhan Erdemir, de 61, foram suspensos de suas atividades pela Federação Turca de Futebol após o vazamento nas redes sociais de um vídeo em que eles supostamente aparecem tendo relações sexuais.
A defesa de Elif publicou uma nota afirmando que o vídeo foi criado através de inteligência artificial. “Um vídeo montado foi publicado nas redes sociais, que não era o original e foi criado inteiramente por meio de inteligência artificial a partir da conta de outra pessoa nas redes sociais e não tem nenhuma relação com o cliente”.