Com a participação aguardada de delegações de vários países, o Ceará será sede do Encontro Mundial sobre Alimentação Escolar.
Vai acontecer na quinta (18) e na sexta-feira (19), no Centro de Eventos, com as presenças do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Comércio, indústria e Serviçs, Geraldo Alckmin, do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e de mais de 40 ministros de mais de 100 países.
O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo FNDE em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (WFP), destacou o Brasil como referência mundial na área, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Principais objetivos do evento:
Garantir refeições saudáveis;
Assegurar que até 2030, todas as crianças em idade escolar do mundo tenham acesso a refeições nutritivas e seguras.
Combate à fome e à insegurança alimentar:
Promover a segurança alimentar e reduzir a evasão escolar, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade.
Troca de experiências:
Reunir governos, especialistas e organizações de mais de 100 países para compartilhar boas práticas e fortalecer políticas públicas de alimentação escolar.
Valorização local:
Fomentar a valorização das culturas locais e da produção de alimentos na região.
Por que Fortaleza?
Referência em alimentação escolar:
A escolha de Fortaleza reforça o papel de liderança do Brasil, com seu programa PNAE, que já garante mais de 50 milhões de refeições diariamente para quase 40 milhões de estudantes.
Cooperação internacional:
“A gente busca transformar essas relações (com países), trazendo de bom o que tem na alimentação escolar do Brasil e levando com boa prática, especialmente a nossa rede de alimentação escolar sustentável com a América Latina e Caribe”, destaca a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, em entrevista ao Blogdoeliomar.
O Brasil é copresidente da Coalizão para Alimentação Escolar e tem uma vasta experiência em cooperação internacional, apoiando mais de 80 países na área.
DETALHE – Até o momento, segundo Pacobahyba, 83 países já confirmaram presença no evento. Algumas delegações começaram a desembarcar nesta segunda-feira, na Capital cearense.