Categorias: Ceará

Ceará fecha março com 51% das reservas hídricas acumuladas

Ceará em situação estável em termos hiídricos. Foto: Divulgação

O Ceará fechou o mês de março com 51% das reservas hídricas acumuladas nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No mesmo período de 2024, o volume era de 45%. Os dados refletem uma melhora nos níveis em comparação com os últimos anos.

Atualmente, 42 açudes estão sangrando no Estado.

Confira a situação dos maiores reservatórios

Açude Banabuiú atingiu 36% de sua capacidade;

Açude Castanhão, o maior do estado, acumula 29% da sua capacidade

Açude Orós, o segundo maior, encontra-se em uma situação mais confortável, com 75% da capacidade.

Situação por Bacia

As bacias hidrográficas do estado apresentam diferentes níveis de acumulação hídrica. As bacias do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Ibiapaba encontram-se com volumes confortáveis, acima de 70% da capacidade total.

No entanto, a situação é diferente em algumas regiões, como o Médio Jaguaribe, onde está localizado o Açude Castanhão, e os Sertões de Crateús, que enfrentam volumes abaixo de 30% de reservação, indicando que essas áreas seguem em estado de alerta.

SERVIÇO

*Para mais detalhes sobre as vazões e a operação desses açudes, acesse aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais