Categorias: Economia

Ceará ganha plano estratégico para negócios de impacto

Domingos Filho é o secreetário estadual do Desenvolvimento Econômico. Foto: Reprodução

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) vai lançar, no próximo dia 7, o Plano Estadual de Negócios de Impacto do Ceará (Ceará Edimpacto). O ato, que ocorrerá às 11 horas, na sede da SDE, em Fortaleza, visa consolidar o Estado como referência nacional em economia de impacto, articulando prosperidade econômica com responsabilidade social e ambiental.

O evento é promovido pela SDE em parceria com o Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni) e reunirá representantes do Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), além de lideranças do setor privado, academia, sociedade civil e organizações do ecossistema de impacto associado ao Ceni.

O plano visa consolidar o Ceará como referência nacional em economia de impacto, articulando governo, setor privado, academia e sociedade civil em um modelo de governança colaborativa para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

“O documento conduzirá o empreendedor cearense, para que ele possa buscar uma visão estratégica para financiar seus negócios com instrumentos que se desdobram no atendimento ao público de todas as instituições envolvidas neste comitê. Estamos diante de um grande avanço de mais uma política pública que beneficiará nosso país e o estado do Ceará”, observa o secretário da SDE, Domingos Filho.

Sobre o Ceni

O Ceni foi instituído por meio do Decreto Nº 36.101, de 1º de julho de 2024, com a missão de articular e implementar a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto, fomentando um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios voltados para soluções sustentáveis e de impacto social positivo. O Comitê visa fortalecer o apoio a novos negócios, além de propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto.

Fazem parte do Ceni a SDE; Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Junta Comercial do Ceará (Jucec); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria Estadual do Trabalho (SET); Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece); Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); Banco do Nordeste (BNB); Associação Somos Um e Instituto de Cidadania Empresarial (Ice).

SERVIÇO

*SDE – Avenida Washington Soares, 999 – Pavilhão Leste – Portão D – 2º andar, sala 14 – Edson Queiroz – Fortaleza.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais