Categorias: Artigo

“Ceará na vanguarda da Inteligência Artificial” – Por Acrísio Sena

Acrísio Sena é historiador epreside o Centec. Foto: Alece

Com o título “Ceará na vanguarda da Inteligência Artificial”, eis artigo de Acrísio Sena, presidente do Instituto Centec. “A criação de um Grupo de Trabalho proposto pelo Governo do Ceará, nesse âmbito, inaugura um novo momento da transição digital, no qual, pelas suas condições estratégicas, o Ceará tem todas as credenciais para assumir protagonismo nacional nessa agenda”, expõe o articulista.

Confira:

A agenda estratégica do Governo do Estado do Ceará em torno dos datacenters de Inteligência Artificial é fruto do alinhamento com governo federal e fruto da política de transformação digital do Ceará. Ela parte de uma leitura clara do nosso tempo e de uma decisão política essencial: disputar o protagonismo na nova economia digital com planejamento, Estado presente e educação como eixos estruturantes.

Trata-se, portanto, de uma estratégia para atrair investimentos e definir o projeto de desenvolvimento capaz de fortalecer a soberania tecnológica, ampliar a base produtiva e reposicionar o Ceará nas cadeias de maior valor agregado.

Mas, para que essa agenda produza resultados duradouros, é indispensável governança pública e formação de pessoas. Os datacenters só se convertem em desenvolvimento quando integrados a um ecossistema que articule infraestrutura, regulação, inovação e qualificação.

Nesse processo, o Centec cumpre papel estratégico ao liderar a formação em inteligência artificial, o letramento digital e a construção de um novo portfólio de cursos voltado às escolas das redes estadual e municipal.

A criação de um Grupo de Trabalho proposto pelo Governo do Ceará nesse âmbito inaugura um novo momento da transição digital, no qual, pelas suas condições estratégicas, o Ceará tem todas as credenciais para assumir protagonismo nacional nessa agenda.

*Acrisio Sena

Presidente do Instituto Centec e historiador.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais