Categorias: Economia

Ceará registra queda na inadimplência de consumidores, diz pesquisa FCDL-CE/SPC

O Ceará apresentou uma queda de 8,2% de consumidores inadimplentes, em julho de 2024, em comparação com julho de 2023. O levantamento é do SPC Brasil e da FCDL-CE, disponíveis na última edição do Radar do Varejo Cearense, que aponta ainda que o Indicador de Recuperação de Crédito teve um avanço de 16,2% no período de 12 meses.

Segundo o levantamento do Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, foi o terceiro consecutivo de recuo de consumidores negativados no estado. Em contrapartida, o país teve um crescimento de 0,4% no número de inadimplentes.

A maior parte dessas dívidas está concentrada no setor bancário (60,9%). Na sequência, aparecem o segmento de água e luz (15,8%) e do comércio (8,8%).

A distribuição do número de devedores por tempo de atraso das dívidas mostra que 7,9% estão negativados há menos de 90 dias, enquanto 41,6% estão negativados há mais de um ano e a menos três anos.

O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual, incluindo os dados levantados mensalmente pelo SPC Brasil e FCDL-CE. A ideia é apresentar e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais