Categorias: Economia

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Chevette possui 52 anos de uso e recentemente se deslocou de Fortaleza para o Rio de Janeiro

Cerca de 2,5 milhões de veículos automotores circulam no Ceará, há mais de 10 anos. A quantidade representa cerca de 65% da frota no Estado, segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

Segundo ainda o levantamento do Detran-CE, os veículos com até cinco anos de uso somam 625,407 mil (16,31% da frota); seguido por seis a 10 anos de uso, 718,230 mil (18,37%); de 11 a 15 anos, 1.053,529 mi (27,49%); de 15 a 20 anos, 543,939 mil (14,19%); e acima de 21 anos, 892,669 mil (23,28%).

Para o empresário Leonardo Mendonça, da LS Centro Automotivo, na Cidade dos Funcionários, seguir o cronograma de revisão do veículo, que pode ser a cada 10 mil km ou um ano, evita prejuízos financeiros e maiores riscos de acidentes.

“Os pátios estão sempre lotados de carro, por isso foi necessário a ampliação do espaço, que passou de 800 para 1.500 metros de área. E continua lotado, tanto com carros mais antigos como semi-novos”, comentou o empresário que nesses dias recebeu um Chevette 1972.

“Com com 52 anos em pleno uso. Inclusive, a viagem mais longa aconteceu recentemente para o Rio de Janeiro, em que o motorista foi curtir o show da cantora norte-americana Madonna. Com lataria original de ferro, bancos de couro, ar-condicionado e até painel moderno, o Chevette azul da Chevrolet apresentou um problema no motor e entrou na UTI para o conserto”, comentou.

Atualmente, a maior procura dos motoristas é por mecânica geral, elétrica automotiva , alinhamento, troca de óleo, injeção eletrônica, freios e motor.

LS Centro Automotivo

Há 22 anos no mercado, a LS Centro Automotivo possui 34 profissionais empregados, 25 são homens e nove mulheres. A grande maioria do atendimento recai sobre o setor corporativo (70%), mas com uma presença cada vez mais forte de motoristas particulares.

O empresário fez várias melhorias no atual projeto, assinado pela arquiteta Marília Garrido. Uma delas é o espaço “coworking”, um ambiente confortável e climatizado, com televisão, café, água e uma mesa para trabalho, caso o cliente necessite utilizá-la enquanto aguarda o conserto do seu veículo.

Se o serviço for mais demorado, há ainda a possibilidade de acompanhar o andamento por um aplicativo próprio da oficina. De carros pequenos, SUV até ônibus e caminhões, a LS Centro Automotivo está amparada com os mais modernos equipamentos para atender todas as demandas. 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais