Apaixonada pelo oceano e esportes náuticos, a jornalista cearense Nathália Bernardo, 35, será a primeira brasileira a navegar em um barco movido a hidrogênio verde, integrando expedição científica pelo Caribe, por todo o mês de fevereiro.
Ela estará a bordo do Energy Observer, embarcação francesa autossuficiente em energia, com geração solar, eólica, hidrelétrica e hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água do mar. Com o título de primeiro embaixador da sustentabilidade da França, o catamarã está na última fase de sua odisseia de volta ao mundo, a ser concluída nas Olimpíadas de Paris, atestando a viabilidade e promovendo as energias limpas.
Nathália embarca no Energy Observer em 6 de fevereiro em Fort-de-France, na Martinica, com desembarque previsto para o dia 26 em Miami, nos Estados Unidos. No roteiro, estão previstas paradas em Guadalupe, Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Bahamas.
A cearense deverá contribuir com a produção de conteúdo e difusão de conhecimento, integrando uma equipe de jornalistas, marinheiros e cientistas franceses. Entre os temas abordados estão inovações tecnológicas embarcadas, biodiversidade marinha, integração com a natureza, condições de navegação e cotidiano a bordo.
Desde que foi lançado ao mar de Saint-Malo (França) em 2017, o Energy Observer já percorreu 60 mil milhas náuticas, o equivalente três voltas ao mundo, com passagem por mais de 50 países, incluindo o Brasil, onde ficou três semanas atracado em Fortaleza.