O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) contará, a partir do próximo dia 31 de março, em sua nova mesa diretora, com dois desembargadores federais cearenses. São eles: Roberto Machado, que assumirá a presidência, a desembargadora federal Joana Carolina, que será vice-presidente, e o desembargador federal Leonardo Resende, que responderá pela Corregedoria Regional. Machado e Leonardo Resende são cearenses.
O atual presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, é também cearense.
A nova mesa diretora conduzirá a Corte durante o biênio 2025-2027.
Mais cearenses
Tomarão posse ainda os desembargadores federais Cid Marconi, que é cearense, e Rubens Canuto, para a presidência e vice-presidência, respectivamente, da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), além de outros dois cearenses, Leonardo Carvalho e Leonardo Coutinho para a coordenadoria e vice coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (JEFs). O desembargador federal Edilson Nobre assumirá o Gabinete da Revista.
Os desembargadores Rogério Fialho e Fernando Braga ocuparão os cargos de ouvidor regional e ouvidor regional substituto, respectivamente. É a primeira vez que o Tribunal elege magistrados exclusivamente para essas funções, em cumprimento à Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5)