Técnicos do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) articulam um projeto da primeira lavanderia industrial coletiva do Ceará.
As primeiras conversas tiveram início na última entre o presidente do Centec, Acrísio Sena, e o presidente da Funcap, Raimundo Costa, no Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu. Eles se reuniram com o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Sérgio Farias, e com lideranças comunitárias do conjunto habitacional, onde funcionará o projeto-piloto.
“A proposta das lavanderias industriais coletivas é uma luta antiga das comunidades e dos movimentos populares. O projeto será muito exitoso e é pioneiro no Nordeste. Estamos articulando outras parcerias para viabilizarmos o lançamento ainda este ano”, destacou Acrísio. O Centec será responsável por ofertar cursos de manutenção das máquinas e de produção de sabão e amaciante.
Projeto-piloto
A ideia é instalar as lavanderias industriais coletivas nos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida no Ceará e que seu funcionamento seja autossustentável, usando energia solar e sob gestão dos próprios moradores.
Estima-se que o projeto-piloto a ser instalado no Residencial José Euclides vai beneficiar 14 mil famílias, além de gerar emprego e renda sobretudo para as mulheres da comunidade.