O Instituto Centec e o Iracema Digital vão lançar o projeto de qualificação em tecnologias de Inteligência Artificial intituladso “Bom Jovem”. O objetivo da ação, que terá matrículas abertas em julho próximo, é criar oportunidades de qualificação no campo da Inteligência Artificial (IA). O projeto tem parceria com o Pirambu Institute of Technology (PIT).
A ação, segundo o presidente do Centec, Acrísio Sena, é pioneira vai reunir cinco cursos gratuitos de curta duração, com foco na formação de profissionais com habilidades para compreender, avaliar e criar soluções com IA para problemas do cotidiano.
Poderão se inscrever pessoas a partir de 16 anos, sem limite de idade. Para essa formação, a escolaridade mínima exigida é o Ensino Fundamental II incompleto e noções básicas de informática. O curso será presencial e ocorrerá na sede do Pirambu Innovation (rua Nossa Senhora das Graças 1097, Pirambu) e no IAPS do Tancredo Neves
Tecnologia Prompt
O primeiro curso ofertado será o de Tecnologia de Prompt. Com uma carga horária de 120 horas, a formação é considerada uma das bases para atuação com IA generativa e com sistemas que utilizam grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), como ChatGPT, Gemini e DALL-E.
Os cursos do “Bom Jovem” incluem ainda Engenharia de Prompt, Ferramentas e Técnicas de IA, Inovando e Empreendendo com IA e IA no Mundo dos Games.
Apoio
O projeto “Bom Jovem” tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).