O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) fechou parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e vai implementar um projeto voltado para o desenvolvimento da piscicultura e da aquaponia (Aquaponia é um sistema integrado que combina a aquicultura – criação de peixes, e a hidroponia – cultivo de plantas sem solo, em um ciclo de recirculação de água). O objetivo é apoiar o pequeno produtor rural com geração de renda de maneira sustentável. A ação foi lançada na ExpoCariri 2025, que abriu, na manhã desta sexta-feira, em Barbalha.
O projeto terá investimento de R$ 1,7 milhão, oriundos do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), e reúne o conhecimento e as experiências das duas instituições de ensino e o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Cultivo simultâneo
A partir da interligação entre piscicultura e aquaponia, o sistema permitirá a criação de peixes e o cultivo de hortaliças de forma simultânea. Nesse método, aproveita-se a água do tanque de criação dos peixes, rica em nutrientes, para o cultivo de alimentos naturais sem aplicação de agrotóxicos. A infraestrutura será criada no espaço do Centro Vocacional Técnico (CVTec) Barbalha, que fica localizado dentro do Campo Experimental da Embrapa.
Nesta manhã tamém houve a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Instituto Centec e a Prefeitura de Barbalha para impulsionar, por meio do CVTec Barbalha, diversas ações de educação profissional e de extensão tecnológica, como cursos de qualificação e projetos de meliponicultura, além do próprio projeto de piscicultura e aquaponia.