A Assembleia Legislativa vai realizar, nesta terça-feira, às 16 horas, uma sessão solene em homenagem ao centenário do industrial Edson Queiroz. A solenidade atende a requerimento do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), e objetiva reconhecer a contribuição do empresário para o desenvolvimento econômico, social, educacional e cultural do Ceará e de toda a Região Nordeste.
Para o presidente Romeu Aldigueri, o empresário Edson Queiroz foi um dos maiores cearenses do século XX. “Era um desbravador, um grande empresário, gerador de emprego, renda e de oportunidades. Um inovador, estava à frente do seu tempo. Fez muito pelo Ceará e, se não tivesse tido o infortúnio do acidente na Serra de Pacatuba, nós teríamos tido ainda mais inovação no Estado. Mas sua família continuou o seu legado, e o grupo Edson Queiroz é um dos mais fortes do Brasil”, frisou o deputado.
Entre as inovações trazidas ao Ceará por Edson Queiroz e que contribuíram para o crescimento econômico do Estado, o presidente da Alece destacou as empresas Esmaltec, Gás Butano, o Diário do Nordeste – fazendo parte do Sistema Verdes Mares de Comunicação – e a Indaiá.
“É um grupo hoje que emprega de norte a sul e leste a oeste da nação e que tem grande responsabilidade social. Uma dessas grandes responsabilidades foi a fundação da Unifor, que já formou milhares de homens e mulheres, capacitando e dando a oportunidade para que essas pessoas construam e edifiquem suas famílias. É um prazer imenso nós podermos, através da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, homenagear o homem que fez e que faz até hoje um legado extraordinário ao povo cearense e brasileiro”, destacou Romeu Aldigueri.
Edson Queiroz
Nascido em Cascavel (RMF) no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula.
Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de um acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba-CE. Reconhecido como um homem visionário e à frente de seu tempo, foi o mais importante empresário do Ceará no século XX.
Seu legado se perpetua através do Grupo Edson Queiroz, que atualmente é referência nacional e atua nos segmentos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.
Sua contribuição também se estendeu ao setor educacional. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, dois anos depois, concretizou um de seus maiores projetos: a inauguração da Universidade de Fortaleza (Unifor). Sua visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento social seguem como referência para os setores educacional e industrial.
Além disso, Edson Queiroz foi produtor executivo do filme “O Homem de Papel”, de 1976, dirigido por Carlos Coimbra. A iniciativa buscava promover Fortaleza, sendo filmado inteiramente na capital cearense e destacando paisagens icônicas como a Beira-Mar, a Leste-Oeste e a Praça do Ferreira. O longa foi exibido em todo o Brasil e está disponível no YouTube.
SERVIÇO
*Confira toda a programação do Centenário de Edson Queiroz aqui.