Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Centro Cultural Belchior recebe exposição sobre “Chico da Silva”

Fachada da antiga escola no Pirambu. Foto: Arquivo

O Centro Cultural Belchior (Ccbel) vai abrir, às 17 horas desta sexta-feira, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”.

O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.

A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14 às 21 horas. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.

Olho nas Obras 

Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.

Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. “Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva”, explica Flávia.

Chico da Silva

Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.

DETALHE – A exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva” é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.

SERVIÇO

*Centro Cultural Belchior – Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

*Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.

*Gratuito.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Sou eu” – Chrystian

“Sou eu” – Chrystian

https://www.youtube.com/watch?v=U9dqeSOrJTc Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor goiano José Pereira da Silva Neto, o Chrystian, que nos deixou aos 67 anos.

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Este ano prometia não ser igual ao que passou, após o Vozão ter visitado o G4 por toda uma rodada. Mas eis o Ceará de volta à metade da tabela,

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou, por unanimidade, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por uso de verba pública de campanha eleitoral para procedimento estético durante

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Com quase um terço de temporada, o Ceará precisa vencer o Sport, na noite desta quinta-feira (20), a partir das 21h30min, no Castelão, para não se afastar do G4 da

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (20) para manter a constitucionalidade da Lei de Drogas, norma que definiu penas alternativas a usuários de drogas.

“Tiros numa quinta-feira”

“Tiros numa quinta-feira”

"O presidente chegou, a assembleia incendiou, o dólar subiu, o cantor sertanejo faleceu, destaques sim mas, a chacina de 7 jovens não choca", aponta o jornalista Paulo Nóbrega. Confira: ​Causa