Centro Cultural do Cariri lança Convocatória para Programação Cultural em 2026

Fachada do Centro Cultural do Cariri, no Crato. Foto: Arquivo

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, acaba de lançar a 4ª Convocatória para Programação do Centro Cultural do Cariri – Edital nº 41/2025, que vai até o dia 18 de janeiro.

A chamada pública vai selecionar propostas nas categorias Ações de Difusão e Ações de Formação, contemplando linguagens como artes cênicas (adulto e infantil), música, performances, grupos de tradição, vivências com foco em cultura infância, contação de histórias, cursos, oficinas e rodas de conversa.

Ao todo, serão selecionadas até 60 propostas de difusão e 25 propostas formativas, promovendo uma programação diversa, gratuita, acessível e alinhada às múltiplas expressões culturais do território caririense e do estado do Ceará.

Na categoria Ações de Difusão, podem se inscrever artistas, grupos e coletivos residentes em todo o Ceará há pelo menos dois anos, sendo garantida a seleção de até 30% de propostas externas à região do Cariri.

Já na categoria Ações de Formação, a convocatória é destinada exclusivamente a pessoas residentes no território do Cariri cearense há, no mínimo, dois anos.

Uma das principais novidades desta edição é a implementação de um apoio financeiro específico para deslocamento e logística, destinado a pessoas selecionadas que residem fora do município do Crato. O apoio é calculado de forma proporcional à distância entre o local de residência e o CCCariri, garantindo condições mais equitativas de participação e incentivando a circulação de artistas, grupos e formadores de diferentes territórios do Ceará.

As atividades serão realizadas em diferentes espaços do equipamento, como o Terreiro das Artes, Parque, Bosque, Pequeno Palco, Salas de Formação, Núcleo de Artes e Ofícios e Rádio Unaé, além de espaços externos parceiros.

Inscrições e seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/7375), no período de 30 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, sendo selecionada apenas uma.

O processo seletivo ocorre em duas etapas:

1ª etapa – Avaliação da proposta e da documentação enviada na inscrição;

2ª etapa – Análise da documentação jurídica das propostas selecionadas.

Serão avaliados critérios como consistência conceitual, capacidade técnica de execução, trajetória artística ou formativa, relevância da proposta em relação à linguagem e categoria, cumprimento das ações afirmativas e ineditismo da proposta na programação do CCCariri.

Confira o Cronograma

• Período de inscrições: 30 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026

• Avaliação das propostas (Etapa 1): 19 a 28 de janeiro de 2026

• Resultado preliminar: 30 de janeiro de 2026

• Período de recursos: 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026

• Resultado final da Etapa 1: 04 de fevereiro de 2026

• Envio da documentação jurídica (Etapa 2): 05 a 10 de fevereiro de 2026

• Resultado final: 27 de fevereiro de 2026

SERVIÇO

*Confira o edital completo e inscreva-se em: Mapa Cultural do Ceará – https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/7375

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais