Centro Cultural do Cariri lança mais um edital de fomento à memoria e às artes

Fachada do Centro Cultural do Cariri, no Crato. Foto: Arquivo

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo acaba de lançar a segunda edição do Programa de Pesquisa: Edital de Fomento ao Patrimônio, à Memória e às Artes do Território Caririense. O objetivo é selecionar seis pesquisadores/as caririenses ou residentes na região para desenvolver projetos que abordem aspectos socioculturais, geográficos, étnicos, históricos, estéticos, arqueológicos, paleontológicos e ecológicos, bem como tradições, festejos, religiosidades, patrimônios materiais e imateriais, artes e ancestralidades a partir de um dos 29 municípios constituintes do Cariri. Tudo para contribuir para a reconstrução da memória da região, combater o epistemicídio e diversificar as narrativas históricas oficiais.

Segundo edital, ao longo de seis meses, cada pesquisador/a receberá uma bolsa mensal de R$ 2.000,00, totalizando R$12.000,00 por projeto. Serão avaliados critérios como a consistência conceitual da proposta, sua relevância para a documentação histórica da região, viabilidade técnica e alinhamento com as políticas de ações afirmativas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão abertas no Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br) até 14 de fevereiro. Podem se inscrever pessoas físicas com idade mínima de 18 anos, com residência comprovada no Cariri há pelo menos dois anos e, no mínimo, dois anos de experiência na área de conhecimento relacionada ao projeto.

A seleção será feita em três etapas: 1ª Análise de documentos: verificação dos dados enviados; 2ª Avaliação técnica: análise detalhada das propostas; 3ª Avaliação final: entrevistas com os/as candidatos/as pré-selecionados/as. A Comissão de Avaliação será composta por três profissionais externos de reconhecida experiência nas áreas de pesquisa científica, artes, cultura e humanidades.

Durante o período de pesquisa, a Gerência de Patrimônio Cultural e Memória, responsável pelo programa, promoverá encontros com especialistas convidados, que poderão oferecer orientações, participar de programas formativos públicos e colaborar em momentos específicos das pesquisas selecionadas.

Cronograma do edital

Período de Inscrições: até 14 de fevereiro de 2025

1ª etapa – Análise dos documentos: 15 a 19 de fevereiro de 2025

Resultado 1ª etapa: 20 de fevereiro de 2025

2ª Etapa – Avaliação Técnica: 22 de fevereiro a 12 de março de 2025

Resultado preliminar da 2ª etapa: 14 de março de 2025

Período para recurso: 15 e 16 de março de 2025

2ª Etapa – Avaliação Técnica – resultado final: 20 de março de 2025

Agendamento das entrevistas: 21 e 23 de março de 2025

3ª Etapa- Entrevistas online: 24 de março a 01 de abril de 2025

Resultado preliminar da 3ª Etapa: 04 de abril de 2025

Período para recurso: 05 e 06 de abril de 2025

Resultado Final do processo seletivo: 10 de abril de 2025

Formalização dos projetos aprovados: 12 de abril 2025

Período de entrega de documentação: 14 a 16 de abril

Início das pesquisas: Maio de 2025

Finalização das pesquisas: Outubro de 2025

SERVIÇO

*Confira o edital completo no Mapa Cultural do Ceará aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais