Categorias: Educação

Centro de Formação Profissional da Unifor oferece cursos gratuitos

Randal Pompeu é o reitor da Unifor. Foto: Divulgação

O Centro de Formação Profissional (CFP) da Universidade de Fortaleza acaba de divulgar o primeiro bloco de cursos profissionalizantes gratuitos que oferecerá neste ano. As inscrições acontecem nesta treça e quarfta-feira, das 8 às 18 horas (ou até esgotar o número de vagas), e as aulas terão início no dia 8 deste mês.

Ao todo, serão ofertadas 690 vagas, distribuídas em 20 turmas e 19 modalidades diferentes de cursos. Destinada à comunidade em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa disponibilizará aulas presenciais, híbridas e online. As capacitações abrangem uma ampla gama de segmentos profissionais, desde serviços de atendimento ao cliente até empreendedorismo.

Vale destacar que os cursos presenciais serão lecionados na Unifor. Já os semipresenciais terão aulas remotas, sendo algumas delas presenciais também na instituição. Os cursos noturnos serão todos lecionados online.

Como se inscrever?

Para se inscrever, os interessados deverão preencher os dados no formulário disponível neste link. Caso o indivíduo ainda não tenha feito cadastro, deve incluir o CPF e a senha, e clicar no botão “Não sou cadastrado” para ter acesso à ficha.

Só é permitida uma inscrição por pessoa em um único curso de formação (em caso de mais de uma inscrição em cada modalidade, essa será automaticamente cancelada). O inscrito deve concordar com todos os requisitos e estar ciente que, em caso de informação divergente, terá sua inscrição anulada. As vagas são limitadas e por ordem de acesso.

Requisitos para inscrição

Estar em situação de vulnerabilidade social (situação socioeconômica de poucos recursos financeiros e pouco acesso a oportunidades, podendo ocorrer por questões de: moradia, nível de renda e de escolaridade, desemprego, renda mensal de até um salário mínimo e/ou beneficiários de programas sociais governamentais);
Ter, no mínimo, Ensino Fundamental completo;
Ter a partir de 16 anos;
Ter renda mensal equivalente de até um salário mínimo;
Não estar matriculado no ensino superior;
Ter acesso a equipamentos com câmera e microfone como celular, notebook ou computador, caso o curso seja online.

Cursos ofertados

Atenção e Cuidado ao Idoso (Tarde)
Auxiliar Administrativo (Tarde)
Auxiliar Administrativo (Noite)
Auxiliar de Recursos Humanos (Tarde)
Balconista de Farmácia (Tarde)
Contabilidade Básica para pequenos Empreendedores (Tarde)
Culinária Nutritiva e Higienização e Manipulação dos Alimentos (Noite)
Curso de Instalações elétricas residencial (Tarde)
Design de Sobrancelha (Tarde/Manhã)
Empreendedorismo e Marketing Digital (Noite)
Energias Renováveis (Manhã)
Gestão de Finanças Pessoais e pequenos negócios (Tarde)
Informática Básica (word, excel e powerpoint) (Tarde)
Maquiagem Básica (Tarde)
Operador de Caixa (Noite)
Organização de Eventos (Tarde)
Técnicas Avançadas de Vendas (Noite)
Técnicas de fotografia em dispositivos móveis para as redes sociais (Noite)
Introdução de ar-condicionado e Tendências do Mercado AVAC (Manhã)
Modelagem plana de saias (Noite)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais