Com o título “Chantagem tarifária”, eis artigo de Fátima Vilanova, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. “O Brasil precisa virar a página da disputa ideológica Bolsonaro x Lula, Lula x Bolsonaro, que só faz atrasar o país”, expõe a articulista.
Confira:
O Brasil se vê na iminência de arcar com 50% nas tarifas de importação dos EUA, determinada por Donald Trump. Os objetivos seriam tornar mais justas as trocas econômicas com o Brasil, que o presidente americano definiu erroneamente como deficitárias, e pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) a extinguir ação penal da tentativa de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro. A maior economia do mundo apela para chantagem tarifária, ignorando não só os números de sua balança comercial, que atestam superávit com o Brasil, mas a soberania e independência do Judiciário brasileiro.
O mais grave é ter o ex-presidente Bolsonaro, seu filho, Eduardo Bolsonaro, e parlamentares empenhados em prejudicar o Brasil, apoiando a chantagem, que afetará nossas exportações e economia. A instabilidade, tão característica de seu governo, voltou, mostrando que seus interesses sempre estiveram acima de tudo e de todos, os de livrar-se de processos na Justiça, e
de ser candidato em 2026.
O rei está nu, para quem quiser ver, para que ninguém se iluda com políticos que não sabem perder eleições, que querem perpetuar-se no poder a qualquer custo, como atentando contra a ordem democrática, que culminou com o 8 de janeiro de 2023, contra os Poderes da República. Bolsonaro já fez estrago grande na pandemia, quando se insurgiu contra as medidas sanitárias da OMS (Organização Mundial da Saúde), e, mais uma vez, envergonha o Brasil perante as nações, quando apóia as chantagens de Trump.
O Brasil precisa virar a página da disputa ideológica Bolsonaro x Lula, Lula x Bolsonaro, que só faz atrasar o país. O Brasil necessita de comércio justo, que só será conseguido com diálogo, diplomacia, seriedade, sem disputas politiqueiras, sem bravatas. Chega de tudo isso, de parlamentares reverenciando a bandeira americana e usando boné de campanha de Donald Trump. Acredito que o bom senso prevalecerá, e que chegaremos a tarifas equilibradas. Tudo que estamos atravessando servirá para mostrar quem é quem cenário político brasileiro, manifestando claramente quem pode merecer crédito e respeito.
*Fátima Vilanova
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e autora do livro “Está tudo errado…” (Disponível na Amazon).
Você pode me acompanhar no YouTube, no programa Democracia Radical,
nos perfis: @fatimavilanova, @josemariaphilomeno
Respostas de 4
Excelente artigo, Dra Fátima Villanova! Retrata a realidade do cenário brasileiro, trazendo à tona, o que o discurso da família Bolsonaro quer dizer: Deus, Pátria e nós. Querer permanecer no poder, através de um golpe “mal ajambrado” e utilizar-se de “politicagem” e “amizade” e subserviência aos EUA , chantagear e prejudicar a economia do país, para safar-se do cumprimento da lei, é uma insensatez e bizarrice enormes. E o presidente americano, “p” da vida, por conta dos BRICs e da “sugestão” de uma nova moeda a metrificar a economia, quer impor uma “nova ordem mundial”, com seus tarifaços à vários países. E, impor ao Brasil, tarifas mais absurdas ainda. Às vezes, o tiro sai pela culatra.
Os interesses do Brasil devem estar acima dessas fanfarronices e personalização, e polarização esquerdaxdireita. O diálogo é sempre o melhor caminho, mas o que fazer quando o outro não quer dialogar?Buscar outros caminhos e alternativas.
Perfeita análise. Obrigada! Abraço
Perfeita análise! Professora Fátima
sempre faz diferença!
A presença dela no seu podcast com certeza
elevaria o nível e audiência!
Na torcida!
Todo artigo é muito compartilhado!
Obrigada! Abraço