A Assembleia Legislativa do Ceará realizará, às 17 horas desta segunda-feira, uma sessão plenária em homenagem ao Dia da Mulher Advogada. A cerimônia, proposta pela deputada Juliana Lucena (PT), concederá o título de cidadã cearense à advogada Christiane Leitão, a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Estado. A cerimônia que celebra a atuação feminina no Direito foi subscrita pelas deputadas Larissa Gaspar (PT) e Dra Silvana (PL).
O evento acontecerá no Plenário 13 de Maio e busca enaltecer a atuação feminina no Direito, reconhecendo o protagonismo das mulheres em uma área historicamente dominada por homens.
Juliana destaca que a mulher advogada simboliza a luta por igualdade e justiça em um campo historicamente marcado pela predominância masculina. “Sua atuação vai além da defesa de causas jurídicas, representando também o avanço da presença feminina em espaços de decisão e poder”, afirma. Para ela, ao enfrentarem desafios diários com competência, resiliência e ética, as advogadas transformam o Direito em uma ferramenta de inclusão e equidade, promovendo mudanças sociais significativas e inspirando novas gerações a seguirem por este caminho de protagonismo.
Cidadã Cearense
Natural do Rio de Janeiro, a advogada Christiane Leitão foi eleita em 19 de novembro à frente da chapa 20, “Pela OAB. Por Você”, Christiane obteve uma vitória expressiva com 75,18% dos votos válidos, somando 11.382 votos.
A sua liderança foi reconhecida tanto na capital quanto nas 17 subseções do interior do estado, reforçando seu compromisso com a advocacia cearense.