Categorias: Política

Cid e Camilo estarão juntos em homenagem na Alece

Para quem aposta em um distanciamento dos ex-governadores do Ceará e atuais senadores Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT) deverá se surpreender com a homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na próxima sexta-feira (3), a partir das 18 horas, com a entrega da Medalha Virgílio Távora.

A comenda é um reconhecimento às contribuições dos dois políticos para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil. A solenidade atende a requerimento do presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), subscrito por outros 25 parlamentares.

Perfil dos agraciados

Cid Ferreira Gomes é natural de Sobral e engenheiro civil. Iniciou sua trajetória pública no Legislativo como deputado estadual, vindo a presidir a Assembleia Legislativa do Ceará, e exerceu o cargo de prefeito de Sobral por dois mandatos consecutivos, onde criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa, base da criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa do Governo Federal.

Em 2006, elegeu-se governador do Ceará, reelegendo-se em 2010. Realizou destacadas políticas públicas e projetos em áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, dentre eles a construção das Escolas Estaduais de Educação Profissional, hospitais regionais, Cinturão das Águas, Complexo Industrial e Portuário do Pecém e Cinturão Digital. Em 2018, foi eleito senador pelo Ceará, obtendo a maior votação proporcional para o cargo no País naquele pleito, com mandato até fevereiro de 2027. Atualmente, preside a Comissão de Hidrogênio Verde e a Subcomissão para a Alfabetização na Idade Certa.

Camilo Sobreira de Santana é natural do Crato, engenheiro agrônomo e professor. Servidor público federal concursado do Ibama, iniciou sua trajetória parlamentar como deputado estadual. Foi eleito governador do Ceará em 2014 e reeleito em 2018, obtendo a maior votação proporcional do País naquele pleito. Em 2022, elegeu-se senador pelo Ceará com a maior votação da história do Estado. Em sua gestão no Executivo estadual, deu continuidade ao planejamento público e equilíbrio fiscal da gestão Cid, consolidando projetos estruturantes e coordenando as ações de enfrentamento à pandemia da covid-19.

Na esfera federal, chefiou o Ministério da Educação entre janeiro de 2023 e abril de 2026, período marcado pela implementação do programa Pé-de-Meia, pela expansão das Escolas em Tempo Integral, da Rede Federal de Educação Profissional e pela implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Em abril de 2026, deixou a pasta para reassumir seu mandato como senador da República pelo estado do Ceará.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais