“Cid Gomes busca em Tauá a aula que nunca frequentou” – Por Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é jornalista

“No Ceará, nenhum outro político se compara em ressurreição a Domingos Filho, nem décadas atrás e nem por décadas adiante”, aponta o jornalista Nicolau Araújo

Confira:

Fragilizado politicamente desde que anunciou que não concorreria à reeleição ao Senado, em favor de uma candidatura de Junior Mano, “se houver vaga para o PSB”, o senador Cid Gomes esteve nesse fim de semana em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, em busca da aula que nunca frequentou: como se dá um ressurgimento político.

No Ceará, nenhum outro político se compara em ressurreição a Domingos Filho, nem décadas atrás e nem por décadas adiante.

E o senador cearense sabe disso como ninguém. Foi Cid Gomes quem negou a Domingos Filho a oportunidade de assumir o Governo do Estado, em 2014. Também foi Cid quem articulou a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, quando Domingos se encontrava na presidência, há exatos oito anos. Nesse mesmo período, a então prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, perdeu a reeleição e o deputado federal Domingos Neto viu a sua reeleição em xeque.

Com o passar dos anos, Domingos Filho deu musculatura ao PSD, viu o filho relator das emendas parlamentares impositivas no Congresso Nacional, retomou a Prefeitura de Tauá para a esposa Patrícia, recentemente reeleita, resgatou o respeito do Palácio da Abolição, quando atualmente ocupa a pasta estadual do Desenvolvimento Econômica, e avança com uma pré-candidatura ao Senado.

Ao tentar ensinar a um predador nato como se caça, Cid vê em Domingos Filho uma saída honrosa para a sua cadeira no Senado, diante de uma candidatura natimorta de Junior Mano.

O senador que gerou constrangimento ao governador Elmano, pego de surpresa no lançamento de Junior Mano ao Senado, em abril deste ano, durante o XVI Congresso Estadual do PSB, agora busca mostrar lealdade aos ex-liderados do PT, quando propaga o projeto à reeleição de Elmano, mesmo que para um secretário estadual.

O aceno, talvez, recaia contra a pré-candidatura do irmão Ciro ao Palácio da Abolição, pois Cid, que antes vislumbrava ser puxador de votos para uma grande bancada federal do PSB, começa a sentir que possa se valer do coeficiente eleitoral em sua provável eleição a deputado federal.

Sem uma pauta política em Tauá, sequer um anúncio de destinação de emenda parlamentar, Cid Gomes por certo acredita que a aula que nunca precisou frequentar não o ajudou em sua tranquila trajetória de deputado estadual, prefeito de Sobral, governador do Ceará e senador.

Mas, tal sentimento, pode ser resultado de mais uma das qualidades da fênix Domingos Filho…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias