Diante do risco de perda de capital político, o senador Cid Gomes se apressa em levar prefeitos para o PSB, após filiações de gestores de seu grupo ao PT e ao Republicanos. O anúncio da ida do grupo de prefeitos do PDT para o PSB – não há número divulgado – foi feito nessa quarta-feira (27), por meio de informações de aliados.
A filiação, de acordo ainda com aliados, deverá ocorrer já em janeiro.
Além de perder prefeitos para o PT e para o Republicanos, Cid também corre o risco de deixar gestores no próprio PDT, pois há resistência de alguns em largar a identidade do “12” da campanha anterior, quando concorrerão à reeleição.
É o caso do prefeito de Russas, Sávio Gurgel, que em 2020 criou várias frentes com o “12”, a exemplo do “Bloquinho 12” e “12 primeiras metas”. O número do PSB é 40.
Eleições 2024
O Blog do Eliomar consultou estrategistas políticos, que apontaram que o crise no PDT do Ceará deverá ser usada por opositores nas eleições municipais do próximo ano, desde o imbróglio na gestão do partido, até trocadilhos com os números 10 (Republicanos), 12 (PDT), 13 (PT) e 40 (PSB).
Deputados
Os deputados estaduais e federais, assim como os suplentes, aguardam a decisão da Justiça Eleitoral sobre a desfiliação do PDT por carta de anuência, concedida por Cid Gomes na presidência do PDT do Ceará. Somente então passarão a discutir os rumos do grupo.