Cine Miau, que comemora 7 anos, ocorrerá em três estados, incluindo o Ceará

Cine Miau desperta a imaginação da criançada. Foto: Ilustração

O Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, lançado em 2019 no Ceará, em 2023 levou, pela primeira vez, toda a sua estrutura, filmes e o mascote DJ Miau para outro estado, a Paraíba, e agora, neste ano, o gatinho do Cine Miau dará um pulo mais alto e alcançarfá Minas Gerais.

São 7 anos da Mostra – ou seriam 7 vidas? – democratizando o acesso de milhares de crianças ao cinema com uma proposta educativa voltada para todas as infâncias.

Em Fortaleza, acontecerá entre 7 de agosto e 21 de setembro, com 60 sessões de cinema para crianças de todas as idades, inclusive da primeira infância (0 a 5 anos). Do total de sessões desta edição nos três estados, 52 serão especiais para os alunos de escolas públicas municipais e 8 abertas ao público em geral. O Cine Miau toma medidas de acessibilidade como sessões de audiodescrição para deficientes visuais, tradução em libras, e legenda descritiva para deficientes auditivos. Toda a programação tem acesso gratuito.

Roda de Debates

Além de exibições, o Cine Miau realizará 45 debates, acreditando na importância das crianças se tornarem espectadores críticos, potencializando assim sua sensibilidade diante dos curtas metragens exibidos. Para os professores, a Mostra oferecerá o Caderno Miau, um e-book contendo ferramentas que possam estimular em sala de aula processos de diálogos a partir da experiência dos alunos com os conteúdos audiovisuais.

No Ceará

O Cine Miau acontcerá no Ceará, não apenas em Fortaleza (07 a 14/08), mas, também, em Pacajus (12 a 16/08), Sobral (20 a 23/08) e Morada Nova (27 a 29/08).

Ao todo,  serão 26 sessões no Estado, sendo 10 exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais dos quatro municípios, 12 em creches públicas de Fortaleza e Sobral, e 4 abertas ao público, sendo uma em cada cidade.

Exibição variada

Nesta edição, o Cine Miau exibirá 20 filmes nacionais e internacionais, que estão fora do circuito da cultura de massa, fazendo valer a proposta da Mostra que é de diversificar as referências artísticas e culturais das crianças.

“Primamos por conteúdos que fazem rir e pensar, que estimulam o pensamento crítico e criativo das crianças”, diz Osiel Gomes, diretor do Cine Miau, que assina a curadoria da mostra com a roteirista e cineasta Vanessa Fort.

Entre produção e coprodução, 12 países estão representados nos filmes que serão exibidos nesta edição: Brasil, França, Eslováquia, Hungria, México, Holanda, Coreia, Portugal, Alemanha, República Tcheca, Bélgica e Bulgária.

Do Brasil, o 7° Cine Miau conta com produções do Ceará, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal. Também será exibido, em todas as sessões, o curta-metragem escrito, gravado e produzido por 12 estudantes da rede pública de João Pessoa (Paraíba), que participaram em junho de uma oficina de cinema, realizada pelo Cine Miau. A ação ocorreu na Escola Antônio Santos Coelho Neto, ministrada por Felipe Leal, da Semente – Escola de Educação Audiovisual (PB).

O Ceará será representado pela animação “No início do Mundo” (2024), da cineasta Camilla Osório. No filme, uma avó e sua neta vivem alegres e conectadas com a natureza em seu quintal, compartilhando saberes e memórias. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Camilla Osório é especialista em Direitos Humanos pela PUC- Rio Grande do Sul.

Primeira infância

Pelo terceiro ano, o Cine Miau realiza sessões em creches públicas, especialmente voltadas para a primeira infância, com a exibição de conteúdo audiovisual da BebeLume. A produtora de Brasília tem à frente Clarice Cardell, que já acumulava uma valiosa experiência de mais de duas décadas no teatro para bebês, e o produtor cultural Leonardo Hernandes. Nesta edição, Fortaleza e Sobral vão receber esta programação da BebeLume, com seis sessões em creches de cada cidade.

Fortaleza

A abertura do 7° Cine Miau em Fortaleza será no dia 7 de agosto, no Cineteatro São Luiz, com sessão às 13h para alunos de escolas públicas, com audiodescrição e Libras. Também para alunos de escolas públicas de Fortaleza, até o dia 14 de agosto haverá sessões no CCBJ e no Cinema do Dragão. A abertura oficial desta edição será com uma sessão ao ar livre e aberta ao público no dia 9 de agosto, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Programação nas cidades

*Fortaleza

07/08 (Quinta) às 13h – Cineteatro São Luiz – Para alunos de escolas públicas

08/08 (Sexta) – 8h, 9h, 10h, 13h, 14h, 15h – creches públicas

09/08 (Sábado) – 18h – MIS – Para público em geral

13 e 14/08 (Quarta e Quinta) – 9h e 14h – CCBJ – Para alunos de escolas públicas

13 e 14/08 (Quarta e Quinta) – 14h – Cinema do Dragão – Para alunos de escolas públicas

*Pacajus

12 a 15/08 (Terça a Sexta) – 9h e 14h – escolas públicas

16/08 (Sábado) – 19h – praça pública – Para público em geral

*Sobral

20/08 (Quarta) – 8h, 9h, 10h, 13h, 14h, 15h – creches públicas

21 e 22/08 (Quinta a Sexta) – 9h e 14h – Theatro São João – Para alunos de escolas públicas

23/08 (Sábado) – 19h – Boulevard do Arco – Para público em geral

*Morada Nova

27 e 28/08 (Quarta e Quinta) – 9h e 14h – Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas – Para alunos de escolas públicas

29/08 (Sexta) – 19h – Anfiteatro Dedé Nó Cego – Para público em geral

SERVIÇO

*Site: www.cinemiau.com.br. Instagram e Facebook: cine.miau. Youtube: https://www.youtube.com/@InventoProducoesCulturais/

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais