A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (Ciops/SSPDS), com 13 órgãosdeatendimento emergenciais à população, registrou um total de 2.989.633 ligações recebidas em Fortaleza e na Região Metropolitana, para o número 190, com média de 8,3 mil ligações diárias e 249.163 chamadas mensais. A Ciops é a maior estrutura integrada do Brasil, em atendimento emergencial ao cidadão.
Mas, ainda há o trote, um tipo de ligação que prejudica as ocorrências que necessitam ser atendidas de maneira urgente, como o acionamento de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por exemplo.
Em 2024, o núcleo de estatísticas da Ciops registrou em Fortaleza e Região Metropolitana, 207.915 chamadas atendidas classificadas como tentativa de comunicação falsa de crime ou ligações perturbadoras, o que representa cerca de 7% no número total de chamadas para a Ciops. Esses dados representam uma média de 578 ligações diárias e 17.326 telefonemas mensais caracterizadas como trote.
Para coibir essa prática criminosa, foi sancionada em 3 de agosto de 2021, a Lei nº 17.580, que responsabiliza os autores de trotes para os serviços de emergência e urgência mantidos pelo Estado.
Nem tudo é queixa ou trote.
O trabalho das Forças de Segurança do Ceará também foi reconhecido, ao menos, cinco vezes por dia no ano passado. Em 1.834 ligações recebidas pelo número 190, o teor da mensagem não foi para informar uma ocorrência em andamento, e sim para agradecer aos serviços prestados pelos profissionais da Segurança Pública do Estado.
“A Ciops é uma referência no Brasil, um espaço onde a gente canaliza a entrada de emergências, seja do 193, 192, 190 e outras, e também despacha as ocorrências de forma organizada, planejada e integrada dando mais velocidade para salvar vidas”, destaca o secretário da Segurança e Defesa Social, Roberto Sá.