“O Juazeiro do Norte era uma acanhada vila, anexa ao Crato, quando um padre rebelde, recém-formado (ordenado), foi praticamente banido para cá. E, esse padre rebelde, recém-formado (ordenado), ele não era rebelde por nenhuma questão menor. Ele era rebelde pelas grandes e graves questões que, vira e mexe, veja como a história é caprichosa e cruel, afligem o Cariri e o Ceará. Cresce Padre Cícero Romão Batista contestando as estruturas oligárquicas, escravistas, as estruturas opressoras, perseguidoras, que a oligarquia corrupta que dominava o Ceará empunha em todo o Estado. (…) Lá, como hoje, a ronda da prepotência, da corrupção, da perseguição, da oligarquia, mais uma vez está presente no Brasil e de forma muito grave no Ceará”.
A observação é parte do discurso de Ciro Gomes, neste sábado (7), durante homenagem recebida na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
O discurso foi interrompido pelo próprio Ciro, ao apontar que não seria a hora da sua opinião sobre as “coisas”.
“Haverá a hora”, assegurou.
Ciro Gomes criticou o processo da desindustrialização no Ceará, em “um país que mais destrói e fecha indústrias no mundo”, diante de tributos, taxas de câmbio.
Ele também reclamou que o Hospital Regional do Cariri, “feito pelo meu irmão”, estaria gastando duas vezes mais do que três hospitais de alta complexidade.
Confira alguns momentos na solenidade:
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (AGIR), ao ressaltar a trajetória política de Ciro, com vários exes, aponto Ciro como “futuro algo”.
O autor do requerimento da homenagem a Ciro, vereador Jullian de Cielio, é do PSB, partido da base de Elmano e presidido por Eudoro (pai de Camilo Santana) e Cid Gomes, pediu mais empolgação dos convidados, pois “como nós iremos enfrentar esse governado aí?”
O deputado estadual Alcides Fernandes foi chamado tardiamente para a mesa na condição de representante do PL, enquanto os deputados Jaziel Pereira e Dra. Silvana se acomodavam em cadeiras improvisadas entre os convidados. Ao falar sobre Alcides, Ciro disse “quem sabe, futuro senador”.