Categorias: Política

Ciro compara luta de Padre Cícero contra oligarquias no Cariri com atual momento político no Ceará

Ciro Gomes recebe homenagem na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

“O Juazeiro do Norte era uma acanhada vila, anexa ao Crato, quando um padre rebelde, recém-formado (ordenado), foi praticamente banido para cá. E, esse padre rebelde, recém-formado (ordenado), ele não era rebelde por nenhuma questão menor. Ele era rebelde pelas grandes e graves questões que, vira e mexe, veja como a história é caprichosa e cruel, afligem o Cariri e o Ceará. Cresce Padre Cícero Romão Batista contestando as estruturas oligárquicas, escravistas, as estruturas opressoras, perseguidoras, que a oligarquia corrupta que dominava o Ceará empunha em todo o Estado. (…) Lá, como hoje, a ronda da prepotência, da corrupção, da perseguição, da oligarquia, mais uma vez está presente no Brasil e de forma muito grave no Ceará”.

A observação é parte do discurso de Ciro Gomes, neste sábado (7), durante homenagem recebida na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

O discurso foi interrompido pelo próprio Ciro, ao apontar que não seria a hora da sua opinião sobre as “coisas”.

“Haverá a hora”, assegurou.

Ciro Gomes criticou o processo da desindustrialização no Ceará, em “um país que mais destrói e fecha indústrias no mundo”, diante de tributos, taxas de câmbio.

Ele também reclamou que o Hospital Regional do Cariri, “feito pelo meu irmão”, estaria gastando duas vezes mais do que três hospitais de alta complexidade.

Confira alguns momentos na solenidade:

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (AGIR), ao ressaltar a trajetória política de Ciro, com vários exes, aponto Ciro como “futuro algo”.

O autor do requerimento da homenagem a Ciro, vereador Jullian de Cielio, é do PSB, partido da base de Elmano e presidido por Eudoro (pai de Camilo Santana) e Cid Gomes, pediu mais empolgação dos convidados, pois “como nós iremos enfrentar esse governado aí?”

O deputado estadual Alcides Fernandes foi chamado tardiamente para a mesa na condição de representante do PL, enquanto os deputados Jaziel Pereira e Dra. Silvana se acomodavam em cadeiras improvisadas entre os convidados. Ao falar sobre Alcides, Ciro disse “quem sabe, futuro senador”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais