Cláudia Leitão, ex-secretária da Cultura, será homenageada na Bece

Cláudia Leitão foi secretária da Cultura do Ceará na gestão de Lúcio Alcântara. Foto: Divulgação

Finalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Economia Criativa, a ex-secretária da Cultura do Ceará, Cláudia Leitão, será homenageada por sua trajetória pioneira e suas contribuições para a cultura. O ato acontecerá nesta quarta-feira, às 18 horas, na sede da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). O evento contará com a participação de Camille Girouard (filha), Beatriz Leitão (irmã) e Raquel Gondim (amiga), que apresentarão diferentes perspectivas sobre cultura, criatividade e o legado de Cláudia.

A mediação será realizada por Ana Karine Garcia, coordenadora de Acervo e Pesquisa da Bece. Essa homenagem faz parte do programa “Relatos Biográficos”, da Coordenação de Acervo e Pesquisa (CAP), que celebrará a riqueza das experiências de Cláudia Leitão, destacando suas contribuições como idealizadora da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, sua atuação como Superintendente do Senac-CE e secretária da Cultura do Estado do Ceará.

Em 2024, Cláudia Leitão foi indicada como finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Economia Criativa, com o livro Economia Criativa: Criatividade e Cidadania Cultural. A obra ressalta sua visão inovadora e suas contribuições decisivas para o desenvolvimento do setor.

Perfil de Claudia Leitão

Cláudia Sousa Leitão, destacada especialista em economia criativa, é doutora em Sociologia pela Universidade Sorbonne (Paris V) e mestra em Direito pela Universidade de São Paulo. Sua trajetória inclui cargos públicos como Superintendente do SENAC e Secretária de Cultura do Ceará (2003-2006), onde implementou o programa Secult Itinerante – Cultura em Movimento, fortalecendo políticas culturais estaduais. Foi também criadora e primeira gestora da Secretaria da Economia Criativa no Ministério da Cultura (2011-2013), Diretora do Observatório de Fortaleza do IPLANFOR (2017-2020) e Presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da ADECE (2019-2020).

Possui experiência internacional como membro do Conselho Consultivo da Territórios Criativos (Portugal) e consultora ad hoc para OMC, UNCTAD e UNESCO. Atualmente, é Diretora do Centro Internacional Celso Furtado, professora e coordenadora de programas de pós-graduação na UECE, consultora em políticas públicas e finalista do Prêmio Jabuti em 2024. Cláudia é reconhecida por sua capacidade inovadora e pela idealização de programas culturais emblemáticos, deixando um legado duradouro no desenvolvimento sustentável e cultural do país.

Relatos Biográficos

O programa enfatiza a importância do reconhecimento das pessoas que contribuíram e continuam contribuindo em diversos campos de atuação no Ceará. Seu objetivo é apresentar e homenagear escritores, pensadores, mestres da cultura, educadores, artistas e outros que tiveram uma participação significativa na produção, difusão da cultura, educação, ciência e tecnologia em nosso Estado, por meio de suas memórias e narrativas orais.

SERVIÇO

*Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil – Fortaleza – CE)

*Entrada Gratuita.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais