Com o título “CNEC: Uma trajetória de sucesso na educação”, eis artigo de Irapuan Diniz de Aguiar, advogado e professor. ” A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC se inscreve nesse perfil, porquanto nestes 81 anos de existência, adquiriu conceito nos Estados em que atua”, expõe o articulista.
Confira:
Uma instituição se credencia ao respeito da comunidade por sua história, pelos valores que cultiva, por seus propósitos e, sobretudo, pela fidelidade aos seus compromissos. A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC se inscreve nesse perfil, porquanto nestes 81 anos de existência, adquiriu conceito nos Estados em que atua. De par com a credibilidade do seu nome, pôs a serviço da educação brasileira o compromisso com a qualidade do ensino e com a cidadania. Um dado que merece destaque na trajetória da CNEC há sido o pioneirismo e a ousadiana implementação de seus projetos. Nesse sentido, registre-se, quefoi a primeira entidade a se fazer presente nos mais longínquos rincões do país onde só restava ao cidadão, para a educação deseus filhos, a escola comunitária, construída e mantida porabnegados mestres que ofereciam os seus serviçosvoluntariamente.
De lá aos dias atuais, ocorreram mudanças de toda ordem, seja no campo político, social, econômico e tecnológico, impondo novos conceitos às realidades organizacionais. Com a implantação, por exemplo, da LDB – Lei de Diretrizes de Base do ensino no país, a CNEC foi atingida pelo determinado e correto objetivo do Estado brasileiro de cumprir preceito constitucional, segundo o qual, competia ao Poder Público a responsabilidade de educar o cidadão. Desde então, o orçamento da União passou a contar com vultosas verbas destinadas aos governos estaduais e municipais, para atender de forma definitiva o ensino médio e fundamental, respectivamente, ampliando benefícios e motivando os alunos das escolas públicas, ao oferecer merenda e transporte escolar gratuito, bolsa-escola e melhorias do ensino com a requalificação dos professores sem nenhum ônus para os pais dos alunos.
Diante do novo cenário, a CNEC, superando todos os obstáculos, inclusive os efeitos da recente pandemia, promoveu uma reestruturação administrativa e pedagógica, com ajustes na sua estratégia de atuação, sempre, no entanto, fiel aos princípios e as lições do seu fundador, Felipe Tiago Gomes, que a tornaram referência de excelência na educação brasileira. Neste novo formato há estabelecido parcerias com os municípios e os Estados na celebração de convênios, especialmente na oferta de espaços físicos e material didático, se somando no projeto governamental do estabelecimento do ensino em tempo integral.
Acompanhando a modernidade, vem aperfeiçoando o uso da tecnologia em prol da universalização e qualificação da educação, disponibilizando na sua prestação de serviços, em todas as salas de aula, soluções tecnológicas, permitindo ao professor dispor de recursos suficientes para levar à sala a realidade da sociedade do conhecimento. Esta, por conseguinte, é a nova CNEC, viva e atuante, presente em 15 Estados da federação, além do Distrito Federal, contando com 68 Unidades de Educação Básica, 12
Faculdades e 2 Centros Universitários, 18.238 estudantes, 2.622 colaboradores e 1557 professores.
*Irapuan Diniz de Aguiar
Advogado e professor.