O Conselho Nacional de Justiça e a Fundação Getúlio Vargas acabam de divulgar o Edital 2/2025, que trata do 2º Exame Nacional dos Cartórios (Enac), etapa obrigatória e eliminatória para quem deseja prestar concurso para atividade extrajudicial em todo o País.
As inscrições, segundo a assessoria de imprensa do CBJ, já estão abertas e podem ser feitas até as 16h (horário de Brasília) do dia 13 de agosto. A taxa é de R$ 150 e a inscrição deve ser feita na área de “concursos em andamento” do site da FGV.
Quem pode participar?
Podem se submeter ao Enac bacharéis em Direito ou pessoas que tenham desempenhado, por pelo menos dez anos, a função em serviços notariais e de registros. Para ser considerado habilitado, o candidato precisa alcançar um percentual mínimo de 60% de acertos na prova ou, estando a pessoa inscrita como negra, indígena ou com deficiência (condições que exigem comprovação), será necessário um percentual mínimo de 50%.
Etapa única
Em formato similar ao do exame anterior, o certame ocorrerá em etapa única, a ser aplicada no dia 28 de setembro, das 14h às 19 horas, em todas as capitais, com questões apenas objetivas.
Como o Enac é de caráter exclusivamente eliminatório, seu resultado apenas habilita ou inabilita a uma candidatura em concursos para cartórios, não servindo como critério de classificação em quaisquer provas a que a candidata ou o candidato se submeta.
SERVIÇO
*Para se inscrever no Enac clique aqui.