Por Flamínio Araripe
A ideia de transformar em histórias em quadrinhos discos de vinil de compositores cearenses – não de músicos já famosos -, tem a marca da criatividade de Alemberg Quindins. O projeto, abraçado pelo SESC, começou com o LP de Eugênio Leandro, “Além das Estrelas”, em 2022.
A coleção SESC DISCOnversando continuou em 2024 com o vinil “Avalon”, clássico de Abidoral Jamacaru de 1987, lançado no Crato este mês de agosto. A íntegra da letra das canções é seguida por desenhos das faixas com autoria de um time selecionado de artistas plásticos e quadrinistas cearenses. Raymundo Netto é o editor e curador dos álbuns de quadrinhos “Avalon” e “Retrato”.
A edição reúne o fruto da audição criativa em torno da vitrola, pela arte de João Belo Jr., Paulo Bruno, Rodrigues Jr., Pedro Henrique (PH), Christiano Lopez, Luís Carlos Sousa, Ana Galli, Karlson Gracie, Blenda Furtado, Raymundo Netto, Reginaldo Farias, Laderly Mendonça e Walder Mendonça.
Para 2025, já está definida para tema do livro de histórias em quadrinhos um vinil do artista Luiz Fidélis. Os desenhistas são selecionados em edital. Os desenhos reproduzem as impressões de cada artista à escuta das faixas do LP. O resultado será reunido no livro a ser lançado em 2026 com o perfil do artista, suas letras e a imagem sensível como foram visualizadas as canções na sensibilidade dos quadrinistas.
Para produção do novo álbum em 2026, Alemberg Quindins pretende inserir na coleção o vinil de Tiago Araripe “Cabelos de Sansão”, LP de 1982, relançado como CD em 2008. Conforme planejado pelo organizador, o lançamento está previsto para 2027 com show do compositor, hoje residente em Portugal, em frente ao Cine Cassino, nome de uma das canções, na praça Siqueira Campos, no centro do Crato.