Começa neste domingo o 20º Festival Mi, em Viçosa do Ceará

Evento é uma verdadeira festa da diversidade musical. Foto: Divulgação

Com uma programação que vai do jazz à música tradicional nordestina, passando por hip hop, rock, carimbó, guitarrada e poesia, o 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba começa neste domingo (20) em Viçosa do Ceará (Região da Ibiapaba). Vai reunir artistas do Brasil, promovendo uma grande celebração da música, da formação cultural e da criatividade.

“O Festival Mi é um símbolo da força da formação musical no interior do Ceará e do compromisso do Estado com a democratização do acesso à cultura. Ao reunir mestres, artistas e estudantes na serra da Ibiapaba, nós celebramos o encontro entre tradição e futuro, conhecimento e partilha. E é por meio dessas conexões que, a cada edição, o Mi fortalece a potência criativa da juventude e reafirma a música como elo entre território, identidade e projeto de vida”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Até o próximo sábado, o Festival Mi levará aos palcos desta cidade nomes consagrados como o pernambucano Amaro Freitas, o paraense Felipe Cordeiro, e os cearenses Luiz Fidelis, Luiza Nobel, Marimbanda e, Eliane, a rainha do forró, que encerra a edição com um grande show no palco da Praça da Matriz.

A programação artística estará no Palco da Igreja Matriz e no Palco Feira MI, haverá também espetáculo de rua na Praça General Tibúrcio, serenatas no Casarão dos Quincas e no Centro Histórico. A primeira apresentação será o Encontro de Bandas, no domingo, às 16h, no Patamar da Igreja Matriz. Toda a programação tem acesso gratuito.

A realização do Festival MI é da Secretaria da Cultura (Secult), do Hub Cultural Porto Dragão, em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará) e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE). O Festival também conta com a colaboração e parceria do Complexo Cultural Estação das Artes, do Centro Cultural Bom Jardim, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Casa de Antônio Conselheiro — equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece), geridos em parceria com o IDM e o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O Festival Mi conta, ainda, com o apoio da SerraNet.

Coração de estudante

Ao longo de toda a semana as salas de aula de Viçosa do Ceará serão musicais, com as 67 oficinas do Festival Mi, conduzidas por 40 docentes para mais de 700 estudantes. São oficinas de canto, instrumentos diversos, regência, arte-educação, acessibilidade, composição, criação musical, entre outras. Entre os professores, nomes como Kátia Freitas (CE), Ariel Coelho (SC), Regina Kinjo (SP), Patricio Cosentino (Alemanha), Paula Valente (SP), Edu Iyetumbi Pacheco (RS), Gabriel Geszti (CE) e Luiz Otávio (RJ).

Alunos e docentes também estarão nos palcos, em Rodas de Som dos Alunos e dos Professores no Palco da Igreja Matriz.

Feira Mi Empreendedora

Além da programação musical e formativa, o Festival Mi impulsiona a economia criativa da região com a Feira Mi Empreendedora, que reúne diversos estandes de artesanato e empreendedorismo local, além de uma área dedicada à gastronomia. O público poderá conferir trabalhos autorais como os de Grant Mont, Katiane Ateliê, Emanuel Art’s Visuais, Fios do Céu, o coletivo Ururray, a cerâmica tradicional da TOPE e o artesanato do CRAS Criativo.

Entre as delícias da feira, estão os waffles da Candy House, os drinques artesanais do Golden Blue Gin e os petiscos do Cafofo’s Pub, Blisq, Maribel Doces e Salgados, Maria de Jesus e o Arrumadinho da Naza. A feira reforça o compromisso do Festival com o fortalecimento da cultura empreendedora local e a valorização da produção artística e gastronômica da Ibiapaba.

Programação

Domingo (20)

A programação começa com o Encontro de Bandas, às 16h, no Patamar da Igreja Matriz. Na sequência, a Companhia Itinerante de Malabares (CIM) apresenta “O Circo de Uma Mulher Só” na Praça General Tibúrcio. Já às 19h30 tem início a programação no Palco da Igreja Matriz, com show “Essa Maré” de Luiz Otávio (RJ), seguido pela Solenidade de Abertura e, fechando a noite, show “Y’Y”, de Amaro Freitas (PE).

Segunda (21)

Uma Serenata com Boêmios da Vila acontece no Casarão dos Quincas às 18h. De lá, a programação artística do Mi segue para o Palco da Igreja Matriz, com Roda de Som dos Alunos às 19h30, e show “De Cá pra Lá”, de Murmurando & Adelson Viana (CE).

Terça (22)

Serenata também na terça-feira, às 18h, com Boêmios da Vila, dessa vez, no Centro Histórico. No Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h30, a programação musical será com Roda de Som Alunos, Roda de Som dos Professores e, para encerrar, “Samba de Gabi”, show de Gabi Nunes (CE).

Quarta (23)

Na quarta-feira, a concentração da Serenata com Boêmios da Vila será no Theatro Pedro II, às 18h, seguindo para o Casarão Dr. Clóvis Mapurunga. No Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h30, tem Roda de Som dos Alunos, show “Lindo Sol”, marcando o lançamento do quarto álbum da Marimbanda, com participação especial da flautista belga Line Daenen, em sua primeira apresentação no Brasil. Na sequência, show “Futuro Retrovisor Cyberdubrockmassamericano”, com Pira Coletiva (CE).

E na quarta-feira começa a programação no Palco Feira Mi, também a partir das 19h30. São atrações: Simone Sousa (CE) com o show “Banzo” e Caike Falcão Trio (CE) com o show “Caike Canta Raul – 80 Anos de Maluco Beleza”.

Quinta (24)

Na quinta-feira, a programação no Palco da Igreja Matriz começa às 19h30 com a Vivência com Mestras de Cultura, tendo à frente Orlângelo Leal. Segue com Libras Musical, de Lycia Cruz e Gracy Kelly, e os shows “Sertão-Jazz”, de Nonato Lima (CE), “Preta Punk”, de Luiza Nobel (CE), e “Peleja Santa FM”, de Coletivo Peleja Santa (CE).

No palco Feira Mi, são atrações, a partir das 20h, Uirá dos Reis (CE) com a performance “Vermelho & Preto” e Caixeiros Viajantes (CE) com o show “Caixeiros Viajantes Canta Cordéis Itinerantes”.

Sexta (25)

As apresentações das oficinas de grupos abrem a programação do Palco da Igreja Matriz na sexta-feira, a partir das 19h30. Apresentam-se: Big Band do Festival (prof. Robson Lima), Grupo de MPB do Festival (profa. Kátia Freitas) e Grupo de Pop Rock do Festival (prof. Ariel Coelho). Na sequência acontecem os shows “Circo Som”, do grupo O Cheiro do Queijo (CE), “Codinome Rosatômica”, de Má Dame + DJ (CE), e quem fecha a programação no palco na noite de sexta é Felipe Cordeiro (PA) e Ferve (RN/PB), com o show “Brasil Profundo”.

No palco Feira Mi, são atrações na sexta a partir das 19h30: Alcio Barroso (CE) com o show “Sonho na Gaveta Aberta”, Erivan Produtos do Morro (CE) com o show “Descendo o Morro” e DJ Priscilla Delgado (CE) com “Viva La Pachanga”.

Sábado (26)

A noite de encerramento será de múltiplos sons, nos palcos do Festival Mi. No Palco Feira Mi, a partir das 19h, apresentam-se Viçosa Trep e Poesia (CE) com o show “Novos Horizontes”, Kariri Sax (CE) com o show “Músicas do Kariri” e Moon Kenzo (CE) com o show “AMARGA”.

No Palco da Igreja Matriz, a partir das 19h, mais dois grupos de oficinas do festival se apresentam: Grupo de Choro do Festival (Prof. David Calandrine) e Grupo de Música Regional do Festival (Prof. Adelson Viana). Após os grupos, acontece a Solenidade de Encerramento e, na sequência, shows “Siriará”, com vários artistas em um Tributo a Música Cearense (CE), shows de Luiz Fidelis (CE), para encerrar, Eliane (CE), a rainha do forró!

SERVIÇO

*Mais informações no site https://festivalmi.com.br/ no perfil do evento no Instagram (@festivalibiapaba)

*Contato – inscricaofestivalmi@gmail.com

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais