A Comédia Cearense levará ao palco do Teatro Nadir Saboya, do Colégio Farias Brito, em Fortaleza, às 20 horas deste sábado, a última apresentação da peça “A Mente Capta”. Será a última edição de temporada que comemora os 67 anos desse grupo teatral.
Na trama de “A mente Capta”, iniciada na sala de espera de um consultório psiquiátrico, a irreverência da doutora Rosa Cruz é um dos pontos altos. Por meio de métodos não-convencionais de terapia coletiva, a personagem transforma as neuroses em segurança e obsessão.
Além disso, o espetáculo traz fetichismos e personagens inesperados que compõem o cotidiano neurótico da vida moderna.
A montagem é dirigida por Hiroldo Serra traz no elenco nomes experientes do teatro cearense como Poliana Morais, Lia Serra, Érica Cardoso, Kátia Camila, Natali Lima, Cristiano Marques, Lúcio Leon, Taynara Tavares e Luís Costa.
A Peça
A Mente Capta” é uma comédia que se passa numa sala de terapia em grupo, onde pacientes tentam solucionar problemas psicológicos, superar neuroses e libertar-se de traumas e angústias. Para isso, eles estão sob os ‘cuidados’ de Dra. Rosa Cruz, uma anti-psiquiatra que os trata de forma nada convencional.
Foi escrita por Mauro Rasi em 1982, mas, em 2024, os problemas apresentados continuam atuais: carência afetiva, desprezo dos pais e dificuldades em relacionamentos. Todos esses empecilhos são discutidos na minúscula sala onde a doutora Rosa Cruz (vivida por Lia Serra) atende. Mas ao invés de recorrer a velhos conhecidos da psicanálise, como Freud e Jung, a especialista prefere recorrer a métodos nada recomendáveis.
SERVIÇO
*Teatro Nadir Papi Saboya – Rua 8 de Setembro, 1331 – Varjota – Colégio Farias Brito Aldeota
*Ingresso: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
*Classificação Indicativa: 14 anos
*Vendas: www.sympla.com.br ou na bilheteria no dia da apresentação, a partir das 19h.
*Ingressos limitados por sessão: 260 lugares (assento por ordem de chegada sem marcação de lugar)
Meia entrada
* Estudantes
* Professores da rede de ensino pública e privada
* Idosos: Lei Federal 10.741/03 – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto.
* Jovens pertencentes a famílias de baixa renda: Lei Federal 12.933/13 – obrigatória apresentação da Carteira de Identidade Jovem e de documento oficial com foto.
* Pessoas com deficiência (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/13 – obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
* Doadores regulares de sangue.