Categorias: Cidadania

Comitê Cada Vida Importa apresenta pesquisas em simpósio de criminologia na Suécia

Evento acontece em Estocolmo, na Suécia. Foto: Divulgação

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência – Cada Vida Importa – da Assembleia Legislativa do Ceará está participando da 20ª edição do Simpósio de Criminologia de Estocolmo, na Suécia. O evento se estende até esta quarta-feira, na cidade de Estocolmo, organizado pelo Conselho Nacional Sueco para Prevenção do Crime (Brå).

O Comitê é representado pelo presidente, o deputado Renato Roseno, que apresentará os trabalhos “A experiência do Cuidando em Rede no fortalecimento do apoio às vítimas diretas e indiretas da violência armada” e “O efeito das características sociodemográficas das vítimas de homicídio sobre o processo de investigação”.

“Desde 2017, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência apresenta trabalhos no Simpósio. Há uma valorização do que a gente tem feito aqui no Ceará, aqui no Brasil, em matéria de pesquisa. Vamos apresentar uma síntese das nossas pesquisas sobre a dinâmica da violência, em especial, das inconsistências da investigação criminal”, afirma o deputado.

Pesquisa

Em 2024, o Ceará registrou 3.272 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), sendo 834 ocorrências em Fortaleza. Entre adolescentes (de 10 a 19 anos), foram registrados 409 casos no Estado e 103 na Capital. “Essas mortes, somadas a outras formas de violência armada, impactam profundamente as famílias das vítimas e as comunidades. A violência armada gera vítimas tanto diretas quanto indiretas”, resume o deputado, que irá apresentar ações da articulação Cuidando em Rede.

A iniciativa começou com o mapeamento institucional sobre os desafios e as potencialidades da rede de serviços de Saúde e Assistência Social para o enfrentamento da violência letal, ainda em 2018 e 2019. Aquele primeiro estudo lançou as bases para o diagnóstico amplo da rede especializada de atendimento, publicado em março de 2025, com o título “Cuidando em Rede – Construindo fluxos de cuidado para vítimas de violência armada”.

A partir desse percurso, o trabalho se desdobrou em mais duas produções: um guia voltado para profissionais da rede extensa, lançado em maio de 2025, e outro material direcionado à rede especializada, que será disponibilizado em breve. “Com isso, nossa proposta é colaborar para o desenvolvimento de práticas integradas e alinhadas às realidades de pessoas impactadas pela violência”, finaliza Roseno.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais